Quem Somos

A Faculdade de Ciências de Guarulhos foi criada em 30 de julho de 2002, instalada solenemente em 08 de março de 2003, na cidade de Guarulhos.

Localizada a 12 km do centro da cidade de São Paulo, Guarulhos tem 1.299.283 habitantes, em uma área de 318 km2. É o 2º maior PIB do estado e o 9º maior do País.

Na educação, os números de Guarulhos de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são: 8/8325 e taxa de Alfabetização de 98,90%.

Na Faculdade de Guarulhos, situada no bairro da Vila Augusta, acontece a maior parte das atividades acadêmicas e administrativas. Funcionam no centro da cidade de Guarulhos, outras unidades acadêmicas e de atendimento à comunidade.

A extensão da faculdade é de 7600 m², nas quais as edificações perfazem 3500 m² de área construída. Além de 400 m² em edificações no centro da cidade.

Hoje, a Faculdade de Guarulhos possui cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano, em pleno desenvolvimento. A Instituição mantém três Cursos de Graduação, com duas habilitações e Cursos de Pós-Graduação Permanentes.

Além desses, realiza Cursos de Especialização, de Atualização e de Aperfeiçoamento, atendendo diversificadas e urgentes solicitações de demanda regional. Oferece, ainda, Ensino Técnico no Colégio Edward Haward Angle.

Missão

Exercer uma ação integrada das suas atividades educacionais visando a geração, a sistematização e disseminação do conhecimento, para a formação de profissionais empreendedores, capazes de promover a transformação e o desenvolvimento social, econômico e cultural da comunidade em que a Faculdade de Guarulhos está inserida.

A Faculdade de Ciências de Guarulhos tem como missão exercer uma ação integrada das suas atividades educacionais visando a geração, a sistematização e disseminação do conhecimento, para a formação de profissionais empreendedores capazes de promover a transformação e o desenvolvimento social, econômico e cultural da comunidade em que a Faculdade de Guarulhos está inserida.

Parte do princípio de que o profissional do futuro deverá considerar as necessidades da população pensada na sua totalidade e não apenas em termos de grupos privilegiados ou dominantes.

Por isso, habilitará profissionais considerando o avanço científico e tecnológico, tanto geral, quanto específico, dentro da sua área de conhecimento.

Mas não se limitará a considerar a ciência e a tecnologia, refletirá sobre os seus usos, possibilidades e limites.

Considera, ainda, imprescindível levar em conta as tendências da realidade socioeconômica e cultural do país e a criação de um sistema de valores, suficientemente abrangente e culturalmente significativo, capaz de orientar a ação do futuro profissional, por meio de uma ética profissional consistente, embasada em princípios de respeito ao próximo e de respeito a si mesmo.

A evolução constante é característica do ensino na Faculdade de Guarulhos, devendo este se adaptar quer ao alunado, quer à ocasião ou momento histórico do ensino. Ademais, é da essência do ensino na Faculdade de Guarulhos o interagir entre professor e aluno, o que constitui diferencial significativo do seu curso de graduação.

Também constitui diferencial, introduzindo no ensino, na Faculdade de Guarulhos, a interdisciplinariedade, por entender-se essencial ao ensino, por exemplo, Filosofia, Ética, Sociologia, Pedagogia, Antropologia e até mesmo História e Geografia, em maior ou menor escala, em verificando a origem de institutos ou o âmbito da aplicabilidade das normas.

Outro diferencial, sobremaneira importante, é o sistema de seminários, levado a efeito por um grupo de professores do mesmo nível do professor da disciplina, antes da abordagem teórica da matéria.

Esses diferenciais não são os únicos, eis que na medida da necessidade pedagógica, outras inovações deverão ser utilizadas.