Publicações

A Faculdade de Guarulhos esteve em visita na Aldeia Indígena Filhos Desta Terra

Data: 05/09/2023 | 0 Comentário


Compartilhe

          

A Faculdade de Guarulhos esteve em visita na Aldeia Indígena Filhos Desta Terra, participando de um encontro com o Povo Wassú. O dia foi intenso e muito produtivo, a programação contou com dança Toré, palestra com o índio Alan Wassú, roda de conversa, atividades culturais, trilhas, pinturas corporais, venda de artesanatos. Além disso, foram servidas comidas típicas, incluindo café da manhã e almoço.

Os Wassús são descendentes de povos autóctones do Nordeste brasileiro, mas devido a perseguições e conflitos com fazendeiros da época, em razão de disputa por terras, muitos desses povos migraram para Guarulhos onde vivem há aproximadamente 30 anos.

Em busca da manutenção da ancestralidade e de suas tradições, em 2007 criaram um Espaço Cultural Multiétnico, onde promovem encontros para a propagação de sua cultura, que persiste em detrimento das rápidas transformações sociais da contemporaneidade.

Apesar da Constituição Federal imprimir direitos aos povos indígenas, fato é que essas comunidades enfrentam muitas intempéries. A olhos desarmados é possível verificar inúmeras deficiências assistenciais, sobremodo nos serviços de Educação e Saúde.

A etimologia do nome Guarulhos está relacionada com os povos indígenas que ocuparam essas terras. Acredita-se que o nome originou-se do aldeamento dos índios Guaianases, formada por índios barrigudos e de baixa estatura (os guarus).

Apesar da cidade ter origem nos povos indígenas e carregar seus traços no próprio nome, infelizmente pouco se faz por eles. Se alguém duvida, que percorra a história. No Encontro, o índio Alan ilustrou muito bem essa afirmativa: “Até hoje nenhuma faculdade havia nos procurado”, o que causou estranheza e perplexidade.

Acontece que a Faculdade de Guarulhos veio para mudar esse cenário. A ambivalência Saúde/Educação é uma preocupação da FAG que tem como objetivo oferecer uma educação pragmática e transformadora, buscando minimizar as desigualdades em suas múltiplas vertentes.

 

A FAG não participou do Encontro de forma despretensiosa, pelo contrário, buscou identificar quais são os principais problemas relacionados à Saúde/Educação

enfrentados por essa comunidade, para que possa traçar projetos que agasalhem os povos Wassús. Novidades estão a caminho.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!