UNIESP – Guarulhos: Comunidades acadêmicas da Faculdade de Guarulhos e da ESPA realizam ação social no centro de Guarulhos

Data: 29/06/2016 | 0 Comentário

No último sábado, 25 de junho, os alunos, os professores, os coordenadores de curso e os funcionários da Faculdade de Guarulhos e da Escola Superior Paulista de Administração – ESPA realizaram uma ação cívico-social no centro de Guarulhos/SP.

Objetivando levar à comunidade informações de gestão de negócios relacionadas a como viabilizar uma microempresa, como elaborar controles financeiros-orçamentários, entre outras, os alunos dos cursos de Ciências Contábeis e de Administração atenderam diversas pessoas que demonstraram interesse nesses segmentos, inclusive destacando o momento socioeconômico conturbado que propicia as oportunidades e os grandes desafios.

Já os alunos dos cursos de Farmácia e de Enfermagem destacaram-se com ações efetivas de orientação para a população sobre as cautelas com medicamentos, os cuidados pessoais de asseio corporal, higiene e prevenções diversas, além de atividades específicas de aferição de pressão arterial e de testes de glicemia, acompanhadas dos resultados, com orientação profissional e diversos esclarecimentos. Nessas atividades estimam-se que mais de oitocentas pessoas foram atendidas.

Na área de Odontologia, os futuros dentistas dos diversos semestres, acompanhados pelos docentes, desenvolveram um trabalho de orientação à população sobre prevenções de câncer bucal e também explicaram sobre tratamentos, cuidados de assepsia bucal, etc.

Segundo o diretor das unidades Faculdade de Guarulhos e ESPA, José Francisco Caçapava Vigueles, a dinâmica apresentada teve como parâmetro a busca pela participação dos alunos junto à comunidade, sendo certa que a atividade e os contatos diversos com as pessoas permitiram a aplicação de seus conhecimentos acadêmicos adquiridos ao longo dos semestres letivos nas Faculdades. “O que mais chamou a atenção foi a dedicação e o carinho demonstrados pelos alunos nos atendimentos às pessoas. A interação com a comunidade somada à sinergia de toda equipe coroou de êxito um trabalho acadêmico que demonstrou a eficiência e resultados estimuladores ao constante aprendizado”, destacou o diretor.

A coordenadora dos cursos de Enfermagem e Farmácia, Marlene Gomes Freitas, acredita nas ações acadêmicas por ser um processo educativo, cultural e científico que articulam o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a faculdade e a sociedade.

Durante toda a atividade, os funcionários realizaram a divulgação dos cursos ofertados nas IES e ainda tiveram a oportunidade de orientar e estimular a comunidade local à buscar conhecimento acadêmico e crescimento pessoal e profissional.

As Faculdades de Guarulhos e ESPA realizarão sazonalmente atividades semelhantes em busca de um aperfeiçoamento e de um aprimoramento do corpo discente.