CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial







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Descrição

Apresentação/ Objetivo

    O Curso de Pedagogia foi criado no Brasil em 1939, na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, para formar bacharéis e licenciados para as várias áreas, inclusive Pedagogia.

   Somente em 1962, é que foi estabelecido um currículo para o Curso e, em 1969, foram instituídas as habilitações.

    Com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, aprovadas pelo MEC em maio/06 (Resolução CNE/CP No. 1/06, de 15/05/06) desaparecem as habilitações e o curso passa a formar pedagogo para exercer as funções de magistério na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental e atuar na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino.

 

    O curso

     A Faculdade Metropolitana de Caieiras foi credenciada pela Portaria do MEC nº 705, de 03 de março de 2005. Tem sede no município Caieiras, no Estado de São Paulo, cuja sede principal situa-se à Rua México, 100 – Centro – Caieiras/SP, onde o curso de pedagogia foi autorizado em 2005 e teve seu reconhecimento no ano de 2011. É mantido pela Associação Caieirense de Ensino, que tem sede e foro na mesma cidade.


Os novos desafios sócio-econômico-culturais mostram que alguns aspectos devem ser considerados na formação de educadores. É necessário garantir a esses profissionais uma certa base cultural, ampliada e atualizada, que lhes permita inserir-se em seu tempo e também, que lhes garanta a formação continuada. Isto implica em lhes possibilitar meios, não só de entender antropológica e sócio- logicamente, a sociedade em que vivem, mas também de compreender os indivíduos, permitindo integrações de natureza filosófica e, também, a compreensão tanto dos elementos tecnológicos do ambiente como das bases de conhecimento com os quais eles interagem.


Desta forma, pensando na formação de um educador com competências mais amplas, a UNIESP fez a revisão do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia atendendo às determinações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais que foi implantado a partir do segundo semestre de 2006.

 

     Missão e Objetivos

      O Curso de Pedagogia está organizado de modo a proporcionar um conhecimento profissional situado em um espaço de contínua evolução e aperfeiçoamento que atenda:

  • Ao desenvolvimento acelerado no conhecimento científico, na cultura e nas artes, assim como a presença cada vez mais marcante das tecnologias de informação e comunicação;
  • A inevitável transformação das formas de pensar, sentir e atuar das novas gerações de alunos em função da evolução contínua da sociedade em suas estruturas materiais e institucionais;
  • Ao avanço das investigações no campo do conhecimento propriamente do pedagogo que o capacita para intervir, experimentar e refletir sobre sua própria prática e sobre o valor e pertinência dos  projetos que desenvolve;
  • Ao próprio processo de desenvolvimento pessoal do pedagogo que o leva a transformar suas crenças, valores, hábitos, atitudes e formas de se relacionar com a vida e conseqüentemente, com a sua profissão.

Desta forma, a prática pedagógica desenvolvida ao longo do curso deverá:

  • Garantir, através da proposta curricular, que os futuros pedagogos se apropriem de conhecimentos sobre disciplinas nucleares em torno das quais giram a teoria e prática da Educação e, que ao vivenciarem tais conteúdos, em seu próprio processo de aprendizagem, possam desenvolver as competências necessárias para atuarem como profissionais da Educação.
  • Propiciar o desenvolvimento das competências profissionais dos futuros pedagogos ao longo do curso, garantindo o:

- Compromisso com os valores estéticos, políticos e éticos nos quais se fundam a sociedade democrática brasileira;- Compromisso e a compreensão do papel social da Escola;

- Domínio dos conteúdos a serem socializados, seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar, tanto referentes à Educação Infantil quanto à do Ensino Fundamental;

- Domínio do conhecimento pedagógico referente a criar, planejar, gerir, avaliar situações didáticas eficazes para o ensino e aprendizagem, assegurando a eficácia da prática de ensino e do processo educativo em geral;

- Conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática educativa, através do método ação-reflexão-ação, gerador de procedimentos de pesquisa e de intervenção, os quais propiciem ações educativas transformadoras da realidade social;

- Conhecimento científico que reoriente a visão de mundo e desenvolva o pensamento crítico na direção da construção de sínteses no plano teórico, metodológico e técnico;

 - O gerenciamento do próprio desenvolvimento social através da elaboração do projeto de vida que propicie a atualização cultural, a participação e o compromisso social.

 

Perfil Profissional

O egresso do Curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana de Caieiras é um profissional com capacidade de inovação, de participação nos processos de tomada de decisão e de produção de conhecimento sobre seu trabalho.

 

Um profissional capaz de:

  • Compreender que a atividade lúdica é a forma peculiar de aprender, principalmente na faixa etária de 0 a 5 anos;
  • Organizar processos educativos que favoreçam a socialização, o desenvolvimento e a aprendizagem da criança nos eixos cognitivo, psicomotor e afetivo;
  • Considerar que as competências infantis vão se construindo nas interações com a natureza, as artes e a cultura;
  • Analisar diferentes materiais e recursos para utilização didática, reconhecendo as possibilidades das faixas etárias e as especificidades dos diferentes contextos;
  • Garantir a aprendizagem nas diversas áreas, reconhecendo as diferentes formas de acessar e processar os conhecimentos;
  • Conceber, realizar, analisar e avaliar as situações didáticas que intervêm no processo de ensino-aprendizagem dos alunos;
  • Analisar o percurso de aprendizagem escolar dos alunos, identificando características cognitivas, quer detectando obstáculos, quer estabelecendo metas e metodologias visando aos avanços no conhecimento;
  • Identificar as tendências do conhecimento no mundo atual e coordenar a reorganização do paradigma institucional e curricular da escola em coerência com elas;
  • Coordenar a definição da missão, da visão de futuro e das diretrizes estratégicas da escola e promover a permanente articulação entre o desenvolvimento da escola e o seu plano estratégico;
  • Orientar as ações pedagógicas nas escolas e em outros espaços onde haja a função educativa;
  • Gerir equipes de forma participativa, e produtiva; promovendo o trabalho coletivo;
  • Favorecer a formação contínua das pessoas, nas suas diferentes dimensões, promovendo o empreendedorismo e agregando valores à instituição;

 

  • Atuar na organização da comunidade, fortalecendo suas lideranças para promover sua auto-sustentabilidade.

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