Biblioteca


Acervo

A Biblioteca tem como objetivo a disseminação da informação, através da aquisição, organização e conservação do seu acervo, proporcionando suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos corpos docente e discente e de seus funcionários, bem como do público em geral.

A Biblioteca fica no térreo do prédio da Faculdade do Guarujá, na Av. Santos Dumont nº 3365 – Jardim Conceiçãozinha – Vicente de Carvalho – Guarujá/SP – CEP 11460-006.



Contato:
 biblioteca-fagu@uniesp.edu.br

Horário de funcionamento: 

De segunda a sexta feira de 08h às 22hs e aos sábados das 8h às 12h.

O acervo da Biblioteca é constituído por livros, periódicos, teses, monografias, mapas, fitas de vídeo, CD´s e DVD´s. A equipe responsável pelo setor tem como objetivo desempenhar um papel educativo, funcionando tanto como elemento de apoio no desenvolvimento das atividades curriculares, quanto visando à melhoria de ensino como instrumento para a formação integral do indivíduo para que este possa assumir uma posição crítica, tornando-se um cidadão consciente, participativo e transformador.

O sistema de classificação adotado pela Biblioteca é a C.D.U. (Dewey Decimal Universal). O sistema utilizado para a notação de autor é a Tabela PHA. O software empregado foi desenvolvido na própria Instituição e é denominado Sistema de Biblioteca. No início do próximo semestre, será implantando o software RM Biblios.

Os serviços prestados são: Consulta Local; Empréstimo Domiciliar; Renovação; Reserva; Indexação; Referências Bibliográficas; Acesso à Internet; Lista de Endereços Eletrônicos; Normalização e Orientação de Trabalhos Científicos e/ou Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s); Comut; Pequenos Reparos em Livros; Divulgação de Novas Aquisições e Doações; Trabalho de Conscientização do Usuário Quanto ao Respeito à Documentação; e Empréstimo Local de Revistas e Jornais – com atualização semanal ou mensal, dependendo da periodicidade destes.

A seleção é realizada rigorosamente dentro de padrões preestabelecidos, ou seja, o material bibliográfico e os diversos outros suportes são selecionados com base nos objetivos dos cursos oferecidos (bibliografia básica e complementar de cada disciplina), de acordo com a política de formação e desenvolvimento de coleções. As doações são selecionadas segundo a importância e adequação ao acervo, duplicidade, procedência e estado físico do material.

A Biblioteca conta com um bacharel em Biblioteconomia e auxiliares de biblioteca, o que comprova que há uma equipe qualificada para administrar os recursos informacionais da Instituição, uma vez que estamos seguindo o recomendado pelos padrões internacionais de Biblioteconomia.

 

Links Sugeridos - Biblioteca:

PROSSIGA
prossiga.ibict.br/

LIBRARY OF CONGRESS
catalog.loc.gov/

BIBLIOTECAS VIRTUAIS TEMÁTICAS
Biblioteca Virtual de Economia
Biblioteca Virtual de Ciências Sociais
Biblioteca Virtual de Estudos Culturais
Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica
Biblioteca Virtual de Museus de Ciência e Divulgação Científica
Biblioteca Virtual de Políticas Públicas em C&T
Biblioteca Digital do Sebrae

OUTROS LINKS

Biblioteca Virtual de Educação - A BVE é uma ferramenta de pesquisa de sites educacionais, do Brasil e do exterior. é voltada a pesquisadores, estudiosos, professores, universitários, pós-graduandos e alunos de todas as séries escolares. Acesso gratuito.

Constituição - Texto completo, inclusive com emendas, da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988. Acesso gratuito.

Rede Acadêmcica de Ciência Econômica-Consolida uma comunidade virtual de conhecimento especializada em ciência econômica agregando, no ciberespaço, pesquisadores, professores, estudantes e economistas.

DireitoNet - Oferece informação jurídica de diversas formas: desde modelos de Petições e Contratos até Testes, Reportagens, Resumos, Notícias e Artigos, entre outros.

Jurinforma - Responsabilidade Civil - Jurisprudência: Acervo jurídico com uma base de mais de 130.000 ementas e 75.000 acórdãos na íntegra.

Domínio Público - Além de textos, traz fotos, ilustrações, sons e vídeos, divididos em ciências exatas, ciências sociais, literatura, referência, religião e partitura. O item literatura já conta com cerca de 700 títulos. Acesso gratuito.

World e- Book Library - Provavelmente o maior catalogo de livros eletrônicos do mundo, com mais de 60 mil títulos em formato pdf, para serem lidos on-line ou copiados. Tem também 50 mil fotos e ilustrações para copiar e usar. Para acessar o conteúdo integral é necessário assinar o site, pagando U$$ 8,95 (cerca de R$ 25,00) por ano. Para quem não quiser pagar, há 27 mil livros gratuitos. Acesso parcialmente gratuito.

Biblioteca Virtual de Estudos Culturais - Apresenta sites comentados sobre museus, centros culturais, cinemas, movimentos de mulheres, cidadania e outros assuntos acadêmicos e para o público em geral. Acesso gratuito.

Biblioteca Jurídica Virtual - Apresenta um conjunto de informações de sites da área jurídica. Inclui tanto sites que possibilitam acesso direto ao documento, como catálogos de bibliotecas, bases de dados, legislação e informações sobre instituições jurídicas. Traz informações nacionais e internacionais. Acesso gratuito.
Wikipedia - Enciclopédia digital. Seus princípios são a produção coletiva e o compartilhamento do conhecimento. Em inglês, português e dezenas de outras línguas. Acesso gratuito.

About.com - Portal que oferece orientação e dicas para se fazer praticamente qualquer coisa (decoração, culinária, desenvolvimento de planos de negócio, sinopse de filmes, compra de veículos, lições de idiomas, dietas e muito mais) Sãomais de 50 mil tópicos. Em inglês. Acesso gratuito.

Projeto Gutenberg - Biblioteca on-line, com milhares de obras completas em vários idiomas, digitalizadas e disponíveis de graça. Os livros podem lidos na tela ou ser impressos. O Project Gutenberg Consortia Center (www.pg2.org) reúne coleções de e-books. Acesso gratuito.


Virtual Books Online - Livros completos grátis em português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano. O forte é a literatura brasileira. Acesso gratuito.

Para estudar português - Site com ótimos recursos em multimídia. Traz entrevistas, clássicos da literatura brasileira, telecurso 2000, e vídeos. Acesso gratuito.

Fundação Biblioteca Nacional - Além de oferecer os recursos de busca pela internet nos acervos da biblioteca, há uma Biblioteca Digital que oferece gratuitamente para download centenas de títulos em formato pdf. ou txt. Acesso gratuito.

LINKS COM INFORMAÇÕES PARA ALUNOS E PESQUISADORES:
Informações socio- econômicas
Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações
Links para órgãos de classe
Links para instituições de ensino superior

 


INFORMAÇÕES SOCIO-ECONÔMICAS:
Banco Central do Brasil - Informações econômicas, artigos, notícias, licitações e concursos, transferência de arquivos, estatísticas.

Banco Mundial - Publicações, séries históricas e informes internacionais.

BNDES - Notícias, publicações, artigos e notas sobre privatizações.

Bolsa de Mercadorias e Futuros - Séries estatísticas. Informes sobre exportação, comércio e agricultura e informes sobre negócios no Mercosul.

DIEESE - Série do Índice de Custo de Vida, Pesquisa de Emprego e Desemprego, anuário, Boletim do DIEESE.

FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, instituição conveniada com a FEA/USP.
Fundação SEADE - Conjunto de informações em banco de dados contendo temas socioeconômicos e demográficos. Contém, entre outras, informações sobre a condição da mulher, pesquisa atualizada sobre emprego e desemprego no estado e nos municípios de São Paulo.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - traz informações estatísticas, geocientíficas, acesso a bancos de dados, biblioteca.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Pesquisas e estudos sobre o desenvolvimento econômico brasileiro; acompanhamento e avaliação de políticas públicas, planos e projetos de desenvolvimento econômico e social.

Periódicos Eletrônicos


Regulamento

Para maiores informações sobre as regras de utilização da biblioteca, clique abaixo e faça o download do documento completo.