A UNIESP tem História! - O 1º Colóquio do Centro e Núcleos de Pesquisa UNIESP e seus muitos significados no Jubileu de Prata da Instituição.

Data: 06/06/2022 | 0 Comentário

Há 25 anos, mais precisamente em Presidente Epitácio, no interior de São Paulo, foi fundada a primeira Faculdade que deu origem a um grande e importante Grupo Educacional, que foi além das fronteiras do Estado de São9 Paulo e hoje, em seu Jubileu de Prata, tem Instituições de Ensino Superior no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Mato Grosso do Sul e Tocantins: a UNIESP S/A, que está no auge do cumprimento de sua Missão, que sempre foi a oferta de ensino, de pesquisa e de extensão de qualidade comprovada pelos seus alunos e pelo MEC, aos brasileiros de todas as classes sociais.

A oferta de ensino de qualidade que sempre esteve atrelada à UNIESP tornou-se uma de suas marcas, uma importante ação como instituição de ensino, mas como a formação completa de um aluno num curso superior - como profissional, como cidadão e como indivíduo - passa pela tríade indissociável do ensino, da pesquisa e da extensão, as atividades de pesquisa sempre fizeram parte da rotina do aluno em seu processo de aquisição de competências e de habilidades para essa formação.

Pesquisar, em linhas gerais, é Investigar, com a finalidade de descobrir conhecimentos novos. Recolher elementos para o estudo de algo (https://www.dicio.com.br/pesquisar). Assim sendo, além do conhecimento que o aluno adquire no decorrer do Curso de graduação que realiza e que é intermediado por professores nas aulas, além de atividades acadêmicas, culturais, artísticas e esportivas extraclasse (atividades complementares), além de atividades de práticas em ambientes profissionais (estágios) e de outras atividades de ensino, o aluno aprende fazendo atividades em que presta serviços à comunidade a que pertence (atividades de extensão), ele busca conhecimentos além daqueles propiciados pelas atividades de ensino e de extensão:  por meio da pesquisa.

A PESQUISA na UNIESP sempre foi incentivada pela Diretoria de Pesquisa e Extensão (DIPEX), setor da Gestão Acadêmica Corporativa, por meio de iniciativas em especial da Professora  Cláudia Pereira, desde a criação da Diretoria em 2013. Em 2017, foi criado o PROPIC - Programa de Pesquisa e Iniciação Científica*, que resultou na realização de 86 propostas de pesquisas em praticamente todas as Faculdades do Grupo, muitas delas apresentadas em eventos específicos de Iniciação Científica e publicadas em revistas eletrônicas da UNIESP.

No dia 30 de maio de 2022, o 1º Colóquio do Centro e Núcleos de Pesquisas, em seu Núcleo inicial, formado por Mestres titulados pela Universidade Brasil por meio de bolsas de estudos de um especial e incomum Projeto de Educação Continuada de Docentes da UNIESP, o PTDO** - Programa de Apoio à Titulação Docente, vem marcar a institucionalização da Pesquisa na Instituição, oficializando o Centro e os Núcleos atuais em todas as Unidades do Grupo-  Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais; Núcleo de Pesquisa em Saúde Humana e Núcleo de Pesquisa em Linguagens e Ensino - dando continuidade ao PROPIC e colocando em prática, em especial nas  IES situadas no interior dos Estados em que funcionam, o Projeto Minha Cidade e Minha Faculdade, em que alunos e professores fazem uma pesquisa sobre a história da cidade da qual fazem parte e a publicam como livro de presente à comunidade.

Com o intuito de ter espaços de qualidade para publicação das pesquisas realizadas no Centro de Pesquisas UNIESP , 2022 tem sido um ano muito especial no que se refere às novas edições de revistas eletrônicas já existentes, mas principalmente na criação e no funcionamento de novas revistas, já tomando corpo as das Faculdades de Colinas do Tocantins/TO e de Caieiras/SP.

O Centro e Núcleos de Pesquisas UNIESP está sob a direção da DIPEX e sob a coordenação do Professor Pós-Doutor João Adalberto Campato Jr. O Professor Campato, portanto, está à disposição dos Diretores, dos Coordenadores e de Professores que desejam realizar pesquisas nas IES UNIESP pelo e-mail campatojr@gmail.com    .

Quanto ao 1º Colóquio, a expositora do tema do encontro - A COBERTURA DOS PLANOS DE SAÚDE E OS DIREITOS DO CONSUMIDOR -, a Professora Mestre Rosana Torrano, os debatedores: Professor  Mestre Ricardo Bioni, o Professor Mestre Eduardo Kubota e a Professora Mestranda Andréia Vaz Silveira (todos Mestres pela Universidade Brasil e bolsistas do PTDO UNIESP), mediados pelo Prof. Campato, realizaram um encontro de excelência, com tema de interesse de todos, apresentado e debatido com clareza e de forma simples e didática, recebendo os agradecimentos cheios de satisfação da Diretora de Pesquisa, Extensão e Publicações.

Um agradecimento muito especial à Professora Cláudia Pereira, Presidente da UNIESP, pelo comparecimento a esse evento histórico, fazendo sua abertura e encerramento, e principalmente por sempre incentivar o aprimoramento docente e a formação de qualidade dos discentes por meio de atividades de PESQUISA de qualidade, atingindo este marco tão importante em pleno Jubileu de Prata da UNIESP!

Parabéns a todos os envolvidos!

*Matéria sobre PROPIC na página 04:

**Matéria sobre PTDO UNIESP :

ATENÇÃO:

Para receber o certificado de participação no Colóquio, acesse o link abaixo, faça a inscrição (onde se pede login e senha, preencher, em ambos, o número do cpf sem traços e sem pontos), faça a avaliação, acerte todas as questões e o certificado será gerado.

Aos que não puderam assistir ao Colóquio, o link de acesso a ele na íntegra poderá ser obtido com os Coordenadores de Curso ou na Secretaria das IES UNIESP.