Descrição
Apresentação / Objetivo
Pretende-se, por meio de um ponto de vista real e concreto da situação atual, inserir o moderno profissional de Nutrição dentro dos melhores parâmetros exigidos pelo mundo globalizado e competitivo. Dessa forma, o curso marca sua presença pela qualidade de ensino.
O que se pretende é imprimir ações que conduzam à modernidade, visando uma formação especial, possibilitando a atuação dos alunos nos diversos campos da vida social e produtiva.
Para tanto, o curso se fundamenta nos seguintes princípios:
• Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;
• Contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais;
• Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação;
• Atuar em Políticas e Programas de Educação, Segurança e Vigilância Nutricional, Alimentar e Sanitária, visando à promoção da Saúde em âmbito local, regional e nacional;
• Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional;
• Avaliar, diagnosticar e acompanhar o Estado Nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar, avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos;
• Planejar, gerenciar e avaliar Unidades de Alimentação e Nutrição, visando à manutenção e ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas;
• Realizar diagnósticos e intervenções na área de Alimentação e Nutrição, considerando a influência sociocultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população;
• Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de Alimentação e Nutrição e de Saúde;
• Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
• Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de Alimentação e Nutrição;
• Atuar em marketing sobre Alimentação e Nutrição;
• Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência;
• Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares visando sua utilização na Alimentação humana;
• Integrar grupos de pesquisa na área de Alimentação e Nutrição;
• Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano integrando equipes multiprofissionais;
• Possibilitar a compreensão do indivíduo de forma integral em todas as dimensões de sua humanidade;
• Favorecer a apropriação de conhecimentos que possibilitem a produção de alternativas e inovações para novas formas de atuação profissional no âmbito educacional, coletivo, hospitalar e clínico;
• Fornecer condições de atuação em prol da prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva dentro de princípios éticos, sociais, políticos, econômicos e culturais.
No desenvolvimento das atividades do curso, procurar-se-á:
• Propiciar uma ação coletiva, com linha metodológica única norteando todo o trabalho de formação de profissionais competentes para administrar, planejar, dirigir, controlar e pesquisar.
• Ter como base filosófica o respeito à pluralidade de ideias e o espírito de equipe.
• Capacitar o corpo docente e discente a uma atuação conjunta com base pedagógica, científica e profissional homogênea, com vistas à formação de profissionais para ao mercado de trabalho.
• Capacitar o corpo discente para buscar constantes atualizações em sua área de atuação através do conhecimento técnico-científico envolvido, com base na bibliografia, nos periódicos, nos sistemas de consulta de informações e nos órgãos específicos.
• Fazer do curso de Nutrição um referencial de qualidade.
Mercado de Trabalho / Perfil Profissional
O nutricionista pode exercer atividades autônomas, trabalhar em instituições de ensino, pesquisa, saúde e abastecimento de alimentos, além da alimentação escolar, indústrias alimentícias, nutrição e marketing, nutrição e esporte, clínicas, ambulatórios, consultórios, hospitais, academias e spas.
Diferenciais do Curso na Instituição
O curso de Nutrição da IES é capaz de formar nutricionista generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.
Principais Disciplinas Teóricas e Práticas
Teóricas: Psicologia; Sociologia; Ética Profissional; Introdução à Nutrição; Metodologia da Pesquisa; Economia; Bioestatística; Marketing Nutricional; Legislação em Alimentos; Interação Fármaco-Nutrientes.
Práticas: Anatomia Humana, Biologia Celular, Química, Saúde Coletiva, Bioquímica, Embriologia, Histologia, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Genética, Bromatologia, Tecnologia dos Alimentos, Fisiologia, Epidemiologia, Técnica e Dietética, Nutrição e Dietética, Dietoterapia, Avaliação Nutricional, Administração em Serviço de Alimentação, Patologia, Nutrição Materno-Infantil, Saúde Pública Planejamento Nutricional, Higiene dos Alimentos, Nutrição do Atleta.
Infraestrutura para o Curso
O curso de nutrição consta com três laboratórios divididos em:
- Laboratório didático para anatomia, biologia, parasitologia, embriologia, bioquímica;
- Laboratório didático para bromatologia, química, microbiologia, tecnologia de alimentos;
- Laboratório didático de técnica e dietética.
Estágios Supervisionados: 600 horas.
Atividades Complementares: 100 horas.
Ato Legal de Reconhecimento: Portaria 273 de 19/07/2011
Informações Gerais
Corpo Docente
Nome | Currículo |
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