Descrição
Apresentação / Objetivo
Objetivo Geral do Curso
O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Frutal - FAF tem a finalidade de: formar/qualificar profissionais capazes de exercer a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores, assim como para a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas não-escolares.
Objetivos específicos
A partir desta visão integrada de formação do pedagogo, que considera a gestão educacional como um aprofundamento da docência, o curso tem os seguintes objetivos específicos:
• Proporcionar o acesso e apropriação de conhecimentos e saberes que dão sustentação à prática pedagógica, a partir do entendimento do contexto histórico, cultural e científico da sociedade, visto sob a ótica de sua dinamicidade;
• instrumentalizar o egresso para a formulação, a implementação e a avaliação de políticas educacionais;
• desenvolver o espírito científico e o comprometimento com o desenvolvimento social;
• viabilizar as condições teórico-metodológicas para que o egresso possa dar continuidade a estudos, reflexões e pesquisas dentro e fora do ambiente universitário;
• possibilitar a compreensão da equidade e da qualidade na educação, como um fenômeno social;
• proporcionar a compreensão da educação inclusiva, como uma ação em direção a uma práxis transformadora da sociedade, garantindo os direitos fundamentais de educação, igualdades de oportunidades e participação social;
• organizar e implementar respostas educativas que facultem a apropriação do saber, do saber fazer e da capacidade crítica e reflexiva; envolvendo a remoção de barreiras arquitetônicas, sobretudo das barreiras atitudinais, para que se promova a adequação do espaço psicológico que será compartilhado por pessoas diferentes entre si;
• velar pela qualidade de vida e formação profissional dos discentes que apresentam necessidades educativas especiais no ingresso na permanência e finalização do curso;
• conduzir o processo de apreensão do uso dos instrumentos tecnológicos como recurso de comunicação e informação em educação, de forma crítica;
• promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica proporcionando a produção de conhecimentos, bem como de atitudes posturas e valores que eduquem cidadãos quanto a pluralidade étnico-racial tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos, respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia;
• assegurar o domínio dos fundamentos e da metodologia específica a cada área de conhecimento, vinculando teoria e prática;
• viabilizar a construção e a avaliação de currículos e programas relacionados à educação básica, e suas modalidades de ensino, correlacionando com o contexto histórico nacional e regional;
• possibilitar o intercâmbio de experiências com outros Cursos e Instituições, bem como a participação dos alunos e professores em eventos científicos, culturais e educacionais;
• possibilitar a compreensão da gestão democrática como instrumento de construção de autonomia e identidade institucional;
• instrumentalizar o egresso para o processo de gestão das instituições educativas, a partir da reflexão sistematizada entre teoria e prática;
• desenvolver o espírito do trabalho em equipe, de forma a compreender os segmentos institucionais como atores do processo educacional e de suas ações administrativas;
• sistematizar o processo de apreensão de conhecimentos específicos para a prática administrativa, de forma a aplicá-los no contexto específico das instituições educativas;
• viabilizar a construção da prática administrativa, fundamentada nos princípios éticos, estéticos, morais e legais que permeiam a construção de uma sociedade mais justa e equânime;
• propiciar a compreensão do fenômeno educacional, considerando a inter-relação entre o aprendente, a sociedade e as instituições educativas.
Perfil do Aluno
Para traçar o perfil do egresso do curso Pedagogia, a Faculdade Frutal FAF considera de forma irrestrita que o curso de Pedagogia trata do campo teórico-investigativo da educação, do ensino, de aprendizagens e do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social; que a docência compreende atividades pedagógicas inerentes a processos de ensino e de aprendizagens, além daquelas próprias da gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não-escolares, como também na produção e disseminação de conhecimentos da área da educação; que os processos de ensinar e de aprender dão-se, em meios ambientalecológicos, em duplo sentido, isto é, tanto docentes quanto discentes ensinam e aprendem, uns com os outros; e ainda que o professor deve ser agente de (re)educação das relações sociais e étnico-raciais, de redimensionamentos das funções pedagógicas e de gestão da escola que atuará.
Desse ponto de vista, o perfil do Licenciado em Pedagogia deverá contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para os Licenciados em pedagogia encontra-se aquecido no País.
Nosso Licenciado estará apto atuar na Educação Básica, mais especificamente nas Creches, Pré Escolas e anos iniciais do ensino Fundamental. Estará também, apto para atuar nos cursos de ensino médio na modalidade Normal, e em cursos de Educação profissional na área de serviços e apoio escolar. Seja em instituição escolar ou não escolar.
Resumo
Designação: Licenciatura em pedagogia
Ato legal de Autorização: Portaria MEC nº 4.584, de 17 de agosto de 2016
Ato legal de Reconhecimento: PORTARIA No- 24, DE 12 DE MARÇO DE 2012
Ato legal de renovação de reconhecimento: Portaria no- 286, de 21 de dezembro de 2012 DOU 27/12/12
Ato legal de reconhecimento: Portaria nº 1093 de dezembro de 2015 DOU 30/12/ 2015
Corpo Docente
Nome | Currículo |
---|