Fátima do Sul: FAFS comemora “Agosto Lilás” uma campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher

Data: 26/09/2018 | 0 Comentário

Em agosto de 2018, a Lei Maria da Penha comemora 12 anos e em função desta data passou a existir, desde o ano passado, o “Agosto Lilás”, uma campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher que envolve secretarias municipais e estaduais e, sobretudo, as escolas e faculdades do país.

E a Faculdade de Administração de Fátima do Sul – FAFS, pertencente ao Grupo Universidade Brasil, não poderia ficar de fora. Sob a supervisão da professora Natalia Muller, juntos com os alunos do 4º e 6º semestre do curso de Enfermagem, fizeram apresentações teatrais representando os 4 tipos de violência que a mulher sofre (Violência física, Violência psicologia, Violência sexual, Violência moral e patrimonial), levando à realidade os casos vivenciados pelas mulheres e famílias no mundo inteiro. Segundos dados estatísticos, o Brasil ocupa hoje o 5º lugar no mundo no ranking de violência doméstica e, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tramitam no Judiciário cerca de 900 mil processos sobre o tema, sendo 10 mil deles, sobre casos de feminicídio (crime de morte envolvendo uma mulher pelo fato de ser mulher, uma questão de gênero).

Segundo dados da Secretaria de Governo do Governo Federal, 15 mulheres são mortas por dia, pelo fato de ser mulher. Por ano, 500 mil mulheres são vítimas de estupro e estima-se que apenas 10% dos casos chegam à polícia. Sendo assim, é necesário lutar contra esses tipos de violências e mostrar para as mulheres que a união entre elas é fundamental para reverter esse quadro.

A FAFS parabeniza a todos os envolvidos nas apresentações, Professora Natália, coordenadores e professores que levaram seus alunos para assistir às representações teatrais, o setor administrativo e a diretora por facilitar que esses eventos ocorram na Faculdade.