CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial


Noite


3160 Horas

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Descrição

Como toda profissão, o magistério tem uma trajetória construída historicamente. A forma como surgiu a profissão, as interferências do contexto sócio-político no qual ela esteve e está inserida, as exigências colocadas pela realidade social, as finalidades da educação em diferentes momentos e, consequentemente o papel e o modelo de professor, o lugar que a educação ocupou e ocupa nas prioridades de governo, os movimentos e lutas da categoria e as pressões da população e da opinião pública em geral são alguns dos principais fatores determinantes do que foi e virá a ser a profissão do magistério.

Nesse contexto, a formação para o magistério tem papel crucial para possibilitar que os professores se apropriem de determinados conhecimentos e possam experimentar, em seu próprio processo de aprendizagem, o desenvolvimento de competências necessárias para atuar nesse cenário. A formação de um profissional para o magistério tem que estimulá-lo o tempo todo a pesquisar, a investigar sua própria formação e a usar sua inteligência, criatividade, sensibilidade e capacidade de interagir com outras pessoas.


O curso de Pedagogia nestes moldes está assumindo o papel social que lhe cabe e propõe-se a cumprir sua missão ajustando os princípios da formação docente para a educação infantil, as séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como para a educação especial e educação de Jovens e Adultos, aos novos parâmetros da educação nacional.


Evidencia-se ao longo deste documento o compromisso do Curso de Pedagogia com uma sólida formação de professores, que possibilite uma inserção crítica e qualificada nos âmbitos de atuação de sua profissão, assegurando, sobretudo, uma formação consistente que responda ao fortalecimento da escola como espaço de ensino e de aprendizagem do aluno e de enriquecimento cultural.


Para a consecução deste compromisso assume a Docência como base da formação do Pedagogo, priorizando: a) formação de professores de Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental; b) a efetivação da gestão democrática da educação; c) a produção e difusão de novos conhecimentos educacionais.


Assim, priorizar-se-á no âmbito da formação de Professores de Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental uma sólida formação contemplando o diálogo fecundo entre diferentes áreas do conhecimento possibilitando ao acadêmico aplicar, no campo da educação, as contribuições de conhecimentos filosóficos, históricos, antropológicos, ambiental- ecológicos, psicológicos, linguísticos, sociológicos, políticos, econômicos, culturais orientada pelos princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética

 

No âmbito da gestão democrática da educação, priorizar-se-á o fortalecimento da escola como instituição capaz de promover a educação para e na cidadania, exigência que se harmoniza às demandas políticas e sociais de melhoria da qualidade do ensino nas instituições formais. Nesse sentido, visa preparar o acadêmico/a para exercer com propriedade as atividades de planejamento, execução e avaliação de ações educativas e “participar na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.


No âmbito da produção e difusão de novos conhecimentos educacionais, o curso de Pedagogia assume como princípio fundamental a indissociabilidade entre teoria e prática, promovendo o conhecimento teórico-prático: do ensino de saberes científicos, técnicos, artístico-culturais e éticos atualizados; da iniciação científica institucionalizada, envolvendo professores, alunos e pessoal técnico, e sempre que possível; da extensão capaz de promover a articulação dos conhecimentos acadêmicos com as práticas sociais das populações locais. Visa, nesse sentido, a integração da IES com a comunidade regional para favorecer a participação efetiva da comunidade externa.


Nessas linhas condutoras estão implicados importantes desafios epistemológicos, ético-políticos e de ordem metodológica, que alicerçam a estrutura curricular do Curso apresentada ao longo deste documento.

 

Ato Legal de Reconhecimento:  Portaria nº. 175 de 20 de março de 2014, D.O.U. nº. 55 de 21 de março de 2014.

Atividades Complementares: 100 horas.

Estágio Supervisionado: 300 horas.

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso

Corpo Docente


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