CURSOS




Educação Física

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial


Noite


3080 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

O Curso de Educação Física destina-se à formação de profissionais licenciados em Educação Física que dominem o conteúdo técnico, científico e cultural, que traduzem o compromisso ético e político com os interesses da maioria da população e que sejam capazes de perceber as relações existentes entre as atividades educacionais e a totalidade das relações sociais, econômicas, políticas e multiculturais em que o processo educacional ocorre, sendo capaz de atuar como agente de mudanças, assumindo seu compromisso histórico. Para tanto se apresentam os seguintes objetivos:

- Atuar no desenvolvimento de funções docentes em todos os graus de

ensino preconizados pela LDB e pelos projetos pedagógicos das escolas.

- Reconhecer a área da Educação Física como área científica que se preocupa no estudo do ser humano e de seus movimentos.

- Identificar o conhecimento histórico da Educação Física, sendo habilitado para o desenvolvimento de conteúdos programáticos que trabalhem os esportes, as ginásticas, as lutas, as recreações e as danças enquanto manifestações ou apropriações culturais da sociedade brasileira.

- Reconhecer a importância da atividade física e do esporte para o desenvolvimento bio-psico-social do educando.

- Saber planejar, desenvolver e avaliar procedimentos pedagógicos produzidos pela área, adequando-os as diversas faixas etárias dos educandos.

- Ser capaz de desenvolver atividades e comportamentos éticos reflexivos, críticos, inovadores e democráticos.

- Identificar e analisar diferentes correntes pedagógicas quer em educação quer em Educação Física, buscando compreender seus pressupostos filosóficos e seus compromissos sociais.

- Ter atitudes éticas como profissional em educação, sabendo desenvolver sua atividade pedagógica compromissada com esses valores.

- Perceber os constantes movimentos acadêmicos, sociais e culturais tendo capacidade profissional para organizar, planejar, administrar, avaliar e atuar pedagógica e cientificamente.

-Reconhecer a Educação Motora (Educação Física Escolar) como ramo pedagógico das Ciências da Motricidade Humana.

 

Ato Legal de Reconhecimento:  Portaria nº. 730 de 19 de dezembro de 2013, D.O.U. nº. 247 de 20 de dezembro de 2013.

 

Atividades Complementares: 200 horas.

 

Estágio Supervisionado: 300 horas.

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo