Birigui: Alunos de Pedagogia da FABI tem aula especial sobre deficiência visual

Data: 23/05/2019 | 0 Comentário

A turma do 5º semestre de Pedagogia da Faculdade de Birigui – FABI participou de uma aula especial com uma metodologia voltada para a sensibilização e construção de recursos para o trabalho com deficientes visuais, na disciplina de Didática, Estratégia e Recursos Educacionais para Pessoas com Deficiência, ministrada pela professora Rosana Cristina Miranda Dugois.

A aula foi no dia 25 de abril, e aconteceu em duas etapas. Primeiro, os acadêmicos estudaram a deficiência visual, suas características, níveis de acentuação e consequências físicas, sociais e educacionais. Em seguida, a professora agrupou os alunos em duplas, colocou vendas nos olhos de um deles simulando a cegueira, depois traçou um percurso onde um aluno seguia com os olhos vendados enquanto o outro o guiava.

No meio do trajeto, fizeram a troca de papéis, o aluno monitor passou a ser o aluno cego. Em um dado momento do percurso a professora pediu que o monitor soltasse seu aluno por alguns instantes. Ao chegar na sala de aula, os alunos conversaram sobre as experiências vividas naquela atividade com o objetivo de despertar propostas de intervenção para tal deficiência.

Na segunda atividade, a sala foi organizada em duplas com carteiras juntas. Em seguida, a professora vendou todos os alunos, distribuiu peças do jogo LEGO e solicitou a cada dupla que montasse algo em 25 minutos. Ao término do tempo estipulado, cada dupla apresentou sua obra e discutiram juntos quais habilidades utilizaram para esse exercício e em qual ou quais áreas podem ser utilizadas essas habilidades e em quais contextos.

A aula, teve como objetivo o domínio dos saberes pedagógicos amplos, saberes pedagógico-didáticos e saberes das áreas específicas, objetos da prática docente do pedagogo, adequando às necessidades dos alunos.

A avaliação se deu em sentir o desafio de não enxergar, conhecer a realidade de um deficiente visual e construir conhecimentos e propostas para trabalhar uma pedagogia centrada na real necessidade do aluno em relação a sua deficiência.