Publicações

Birigui: Calouros de Direito e Pedagogia são recepcionados com palestra sobre Direitos Humanos

Data: 21/03/2019 | 0 Comentário


Compartilhe

          

No dia 19 de fevereiro, com o intuito de dar as boas-vindas aos ingressantes dos cursos de Direito e Pedagogia do 1º semestre de 2019, a FABI - Faculdade Birigui realizou uma palestra com o prof. Ms Luciano Meneguetti, sobre o tema "Direitos Humanos", tema do livro - Educação em Direitos Humanos na América Latina: Atualidades, desafios e perspectivas. Organizador, de autoria do docente. 

A obra é composta por uma coletânea de artigos elaborados por professores doutores e mestres, pesquisadores nacionais e estrangeiros, e se propõe à discussão e reflexão sobre a Educação em Direitos Humanos na América Latina. Para tanto, aborda seu status político normativo, social e cultural atual, os desafios enfrentados para a efetiva implementação dessa educação nos espaços públicos e privados, assim como as perspectivas para a efetivação de uma educação em vários países latino-americanos, com destaque para o Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.

Os textos tratam com profundidade temas complexos e contemporâneos, como a educação para a paz, a educação e as instituições públicas, a educação em Direitos Humanos na universidade, as políticas públicas educacionais voltadas aos imigrantes e refugiados, as políticas públicas educacionais voltadas à saúde, a educação em direitos humanos e a (des) igualdade de gênero, a educação em direitos humanos e as metodologias ativas, a educação em direitos humanos para a inclusão da população LGBTI, o direito a educação inclusiva, direitos humanos e educação para o trabalho.

A palestra passeou entre esses temas do livro, com foco na mulher e sua representatividade na sociedade antiga e contemporânea e as leis que foram criadas como a 11.340/06, Maria da Penha. Esta lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A lei 13.104/15. A nova lei alterou o código penal para incluir mais uma modalidade de homicídio qualificado, o feminicídio: quando crime for praticado contra a mulher por razões da condição de sexo feminino.

 

 

 

 




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!