Birigui: Alunas de Pedagogia participam de palestra voltada à Educação Científica

Data: 10/10/2018 | 0 Comentário

Em 02 de outubro, a professora de Práticas e Metodologia do Ensino de Matemática, Rosana Cristina Miranda Dugois, do curso de Licenciatura em Pedagogia, conduziu suas alunas do 6º semestre (período noturno) ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus de Birigui, para participarem do evento com a professora Joana Félix que proferiu a palestra “O Papel da Educação Científica na Construção do Conhecimento e na Transformação Social”.

A professora Joana atua como coordenadora do Curso Técnico em Curtimento e docente dos Cursos Técnicos em Curtimento e Meio Ambiente na ETEC Prof. Carmelino Corrêa Júnior (CENTRO PAULA SOUZA). Tem transformado a vida de seus alunos e reduzido a evasão escolar, por meio de atividades de iniciação científica.

Com uma trajetória profissional de excelência, a professora Joana possui 15 patentes internacionais e 82 prêmios e honrarias dentre as quais se destacam: Personalidade 2017 do Prêmio Faz Diferença, concedido pelo Jornal O Globo; Inspiração 2018, concedido pelo Instituto de Igualdade Racial; Medalha Theodosina Ribeiro 2018, concedida pela Assembleia Legislativa de SP.

Na ocasião, Joana contou sobre sua vida e como enfrentou os obstáculos até chegar em Harvard, onde se tornou PhD. Na sequência, demonstrou as pesquisas realizadas, com a participação de alunos entre 14 e 20 anos, que frequentam os cursos técnicos que ela atua como professora. O evento foi uma ação da Coordenadoria de Pesquisa, inovação e Pós-Graduação – CPI, com o apoio da Coordenadoria de Extensão, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas –NEABI, da Equipe de Formação Continuada e da Coordenadora de Tecnologia da Informação – CTI.

“A Professora Joana Félix é um exemplo a ser seguido. Consegue desenvolver pesquisa de ponta, com poucos recursos, e principalmente resgatar meninos e meninas excluídos socialmente”, comenta a Profª Drª Andréia de Alcântara Cerizza, coordenadora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Campus Birigui.

Ao término da palestra, as alunas e a professora sensibilizadas e motivadas foram recebidas calorosamente pela professora Joana.