Birigui: Futuras pedagogas desenvolvem atividade lúdica na disciplina Fundamentos e Práticas do Ensino da Matemática

Data: 10/10/2018 | 0 Comentário

Em 01 de outubro, as alunas do 6º semestre - período matutino - do curso de Pedagogia do Grupo Universidade Brasil – Faculdade de Birigui - FABI apresentaram um trabalho da disciplina: Fundamentos e Práticas do Ensino da Matemática, ministrada pela professora Rosana Cristina Miranda Dugois.

O trabalho tornou-se um evento, onde as alunas em grupos prepararam aulas com metodologias diferenciadas, tendo como meta o Lúdico. Para isso, confeccionaram brinquedos com materiais recicláveis e reutilizáveis, atendendo as diretrizes curriculares de matemática na Educação Infantil.

Após a elaboração, as estudantes efetuaram seus planos de aulas observando a sequência didática. Agruparam o público-alvo elaborando duas atividades de 0 a 3 anos e duas de 4 a 6 anos. Para colocar em prática seus planos, contaram com as crianças de 0 a 6 anos para aplicarem as atividades sob forma de regência.

As crianças participantes são filhos, sobrinhos e parentes das próprias alunas, que brilharam efetivamente no desempenho das mesmas. Durante as aulas aconteceu o momento de observação e avaliação. Para encerrar foi realizado um Café matemático elaborado por todas as alunas.

Foi de grande valia esse momento de socialização das atividades. "As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão de ação real e moralidade". Lev Vygotsky.