CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3600 Horas

Paulo Batista de Souza ()

INSCREVA-SE           


Descrição

O graduado em Pedagogia trabalha com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada pelo exercício da profissão. Para a sua formação é norteador o conhecimento da escola como uma organização complexa que tem a função social e formativa de promover, com eqüidade, educação para e na cidadania. A pluralidade de conhecimentos e saberes introduzidos e manejados durante o processo formativo do licenciado em Pedagogia fundamentam-se no trabalho pedagógico realizado em espaços escolares e não-escolares, que tem a docência como base.

O objetivo geral do Curso Pedagogia – Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, reformulado pela FABI, é assegurar aos profissionais docentes uma formação geral que lhes prepare para enfrentar os desafios das rápidas transformações da educação , da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional, contribuindo de forma significativa para a formação da cidadania e o desenvolvimento do Brasil. 

Perfil Profissional

O Curso de Pedagogia – Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental  ora reformulado  deverá permitir  aos seus graduados a preparação   profissional para a docência, além de possibilitar condições de prosseguimento da formação, em nível de pós-graduação, àqueles que desejarem seguir carreira acadêmica, como também  àqueles que se encaminharão para o mercado de trabalho na área de pesquisa. 

Assim, o profissional docente, formado pelo Curso de  Pedagogia – Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental  da  FABI, de acordo com os princípios e a missão institucional, terá assegurado uma formação básica, ampla e sólida, com adequada fundamentação teórico-prática que inclua o conhecimento profundo da diversidade da realidade sócio- histórico e cultural brasileira. Esta formação deve propiciar o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento na área educacional, no que diz respeito a conceitos, princípios e teorias, bem como a compreensão do significado da Educação para a sociedade e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação profissional, consciente do seu papel na formação de cidadãos. Também deve capacitar para a busca autônoma, a produção e divulgação do conhecimento e propiciar a visão das possibilidades presentes e futuras da profissão. O Licenciado deve se comprometer com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos e de rigor científico, bem como por referenciais éticos e legais. Deve ainda, ter consciência da realidade em que vai atuar e da necessidade de se tornar agente transformador dessa realidade, na busca da melhoria da qualidade de vida da população humana, assumindo a sua responsabilidade na construção de um mundo mais justo e mais humano.

Objetivos

1) Proporcionar ao aluno uma formação adequada à nova realidade social.

2) Desta forma, o curso de Pedagogia busca desenvolver competências e habilidades pertinentes à:

- compreensão do fenômeno educativo e dos vários domínios que envolvem o conhecimento pedagógico; 
- incentivo e participação na implementação de projetos educativos que atendam à diversidade da clientela escolar bem como os problemas de naturezas diversas; 
- interação em práticas pedagógicas através da mobilização, produção e integração de áreas de conhecimentos, considerando a relação teoria/prática e as novas tecnologias de comunicação e informação; 
- investigação e diagnóstico de problemas educacionais diversos, providenciando mecanismos de intervenção; 
- atuação ético-profissional, que enfatize o desenvolvimento de noção de respeito, cidadania, solidariedade e relação escola-comunidade; 
- domínio dos saberes pedagógicos amplos, saberes pedagógico-didáticos e saberes das áreas específicas, objeto de sua prática docente e de gestão escolar, adequando às necessidades dos alunos; 
- participação na construção da identidade institucional através do desenvolvimento de seus projetos pedagógicos; 
- gestão do processo pessoal de educação continuada.

O curso na Instituição

O Curso se diferencia  por seu  corpo docente  composto por professores com larga experiência profissional tanto na docência em diferentes níveis de ensino, quanto na gestão de Escolas, de Sistemas Educacionais, atuando na rede pública e em empresas.

A ampla formação sobre os processos de ensinar e de aprender tem propiciado ao Pedagogo formado pela faculdade uma crescente valorização e colocação no mercado de trabalho, com alto índice de aprovação em concursos públicos.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

A matriz curricular do curso é em sua totalidade importante e atualizada. 

Infraestrutura para o Curso

O curso de Pedagogia possui uma infraestrutura moderna com salas de aula, laboratórios de informática, sala de aulas práticas, apoio audiovisual e biblioteca atualizada.

Estágio Supervisionado

Conjunto de experiências e vivências de trabalho em educação realizadas em quaisquer instituições, programas, sala de aula, serviços de natureza educacional. Essas experiências devem ser diversificadas tanto em relação aos espaços onde serão desenvolvidas como em relação às funções realizadas, as quais deverão necessariamente incluir as funções de ensino e de organização do trabalho pedagógico.

Estágio Supervisionado: 400 horas.

Atividades Complementares

Conjunto de aprendizagens realizadas em, quaisquer instituições, programas, serviços de natureza educacional com caráter complementar à formação curricular do pedagogo, tais como: cursos livres, participação em eventos, cursos de atualização e ou aperfeiçoamento, monitorias e outras atividades similares.

 

Atividades Complementares: 400 horas.

Estágio Supervisionado: 100 horas.

Nota de Avaliação CPC MEC: 2 (2011)

ENADE: 2 (2011)

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Regulamento de Monitoria

Corpo Docente


Nome Email Currículo