CURSOS




Matemática

Graduação: Licenciatura



6 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


2760 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

O Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Birigui (FABI) assenta-se no pressuposto que define a identidade do Curso de Matemática, enquanto área de conhecimento a Matemática busca a integração e a articulação entre ciência, tecnologia, cultura e conhecimentos específicos e no desenvolvimento da capacidade de investigação científica como dimensões essenciais à manutenção da autonomia e dos saberes necessários ao permanente exercício das práticas do mundo do trabalho, que se traduzem nas ações de ensino, pesquisa e extensão. O ensino da matemática na FABI é um instrumento de compreensão do cotidiano humano e principalmente, formador de cidadãos conscientes e criativos.

Perfil Profissional

O Curso de Licenciatura em Matemática da FABI busca garantir que seus egressos tenham uma sólida formação de conteúdos matemáticos e pedagógicos que possibilitem tanto a vivência crítica da realidade do ensino fundamental e médio como também a experimentação de novas propostas que considere a evolução dos estudos da Matemática, bem como uma formação geral complementar envolvendo outros campos do conhecimento necessários ao exercício do magistério. 

O curso também visa uma formação que os prepare para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade e das condições de exercício profissional, com domínio dos conteúdos a serem socializados e consciência do seu papel de educador tendo autonomia, responsabilidade, comprometimento com a sua atuação, condições de avaliar e utilizar novas tecnologias de ensino, assim contribuindo para o exercício da cidadania. 

O graduado em Matemática estará capacitado para o exercício de atividade em cargos administrativos relacionados à Educação, em escolas, empresas de consultoria, companhias de engenharia, empresas de pesquisa operacional, institutos de pesquisa, empresas do setor de informática e processamento de dados, como docente na segunda fase do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e em áreas correlatas e na elaboração de materiais para o ensino da matemática.

Objetivos

O curso ministrado na UNIESP de Birigui tem como meta o estudo e o desenvolvimento das estruturas algébricas e lógicas. Procura também capacitar o aluno a entender e desenvolver as estruturas dos equipamentos das organizações, do mundo físico e da própria sociedade, permitindo-lhe atuação profissional rápida e eficiente.

O Curso na Instituição

O Curso de Matemática conta com a disponibilidade de salas de aulas específicas e especializadas para as aulas, biblioteca, laboratórios de informática e laboratório de ensino de matemática (pedagógico). Além de, contar com mais de 75% dos docentes vinculados ao Curso de Matemática possuem Mestrado e Doutorado na área ou em áreas afins.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

1- Álgebra
2- Álgebra Linear 
3- Análise Matemática
4- Cálculo Diferencial 
5- Física Geral
6- Geometria Analítica
7- Geometria Euclidiana
8- Introdução a Teoria dos Números
9- Matemática Financeira
10- Probabilidade e Estatística

Infraestrutura

1- Salas de aulas específicas e especializadas;
2-  Laboratório de ensino da Matemática;
3- Laboratórios de Informática devidamente equipados;
4- Biblioteca (que oferece espaço e condições para que os alunos façam pesquisa bibliográfica “in loco”).
5- Auditório devidamente equipado, com sistema de som, imagem e informática.

 

Atividades Complementares: 200 horas.

Estágio Supervisionado: 400 horas.

Nota de Avaliação CPC MEC: S/C (2011)
 
ENADE: 3 (2011)

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo