CURSOS




Geografia

Graduação: Licenciatura



6 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


2600 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Desenvolver um projeto pedagógico integrado à missão, à visão e aos valores do IES, para construir um perfil almejado, no que se refere à formação do Educador na área de Geografia conforme as condições e exigências que caracterizam o mundo contemporâneo.

Perfil Profissional

O graduado deverá estar capacitado ao exercício do trabalho Geográfico, em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza dos conhecimentos geográficos e das práticas essenciais de sua produção e difusão, bem como de seus principais agentes teóricos que discutem o saber geográfico na atualidade.

Atendidas estas exigências básicas e conforme as possibilidades, necessidades e interesses da IES, com formação complementar e interdisciplinar, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais especificas relativas ao seu campo de conhecimento (magistério em todos os graus, preservação do patrimônio, assessorias a entidades privadas ou públicas nos setores públicos, artísticos, turísticos entre outros), uma vez que a formação do profissional de Geografia se fundamenta no exercido da pesquisa, no magistério em todos os âmbitos e na preservação do meio ambiente.

Em outras palavras, não é possível desvincular a pesquisa da atividade docente, pois esta última exige, em sua atuação cotidiana, a pesquisa sistemática, como também se constitui em campo especifico de investigação.

Objetivos

O Curso de Licenciatura em Geografia tem como objetivo central formar professores que, no exercício da docência, contribuam de maneira crítica, criativa e participativa para o aprimoramento do Ensino Básico.

Para tanto, o Curso procura contemplar uma análise socio-espacial que valoriza a integração entre teoria e prática, através de aulas também estruturadas em laboratórios (Informática, Cartografia, Geografia Física entre outros), além de visitas técnicas e trabalhos de campo que se constituem em importantes atividades pedagógicas. O que se pretende assegurar é uma proposta que estimule a reflexão e o debate num plano coletivo, tendo a pesquisa como princípio educativo, fundamental na formação do professor.

O Curso na Instituição

Compreender a importância da aprendizagem da Geografia na formação de indivíduos críticos para o exercício de sua cidadania:

- Ser flexível, aplicando o conhecimento e as experiências adquiridas ao longo do curso nos diversos campos do ensino de geografia.
- Ter criatividade e versatilidade, apropriando-se da tecnologia, de forma a poder utilizar materiais alternativos e softwares como recursos didáticos para o ensino de geografia.
- Ser um pesquisador da própria prática e reflexivo na sua atuação docente.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Geografia e Meio-Ambiente
Introdução à Geografia do Brasil
Fundamentos de Geologia 
Geografia Urbana 
Geografia Agrária 
Cartografia 
Climatologia 
Geomorfologia 
Biogeografia 
Cartografia Temática
Geografia Cultural 
Geografia da População 
Geografia e Globalização 
Geografia da Indústria

 

Atividades Complementares: 400 horas.

Estágio Supervisionado: 200 horas.

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Estágio Supervisionado do Curso
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo