CURSOS




Engenharia de Produção

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


Presencial


Manhã | Noite




()

INSCREVA-SE           


Descrição

O curso de Bacharel em Engenharia de Produção da FABI - Faculdade de Birigui possui o comprometimento com o desenvolvimento de competências que possibilitam ao estudante e futuro profissional, abordar de forma sistêmica os problemas organizacionais e propor soluções tecnológicas alinhadas às necessidades das organizações, levando em conta os níveis individuais, em grupo e organizacionais bem como as dimensões organizacionais, humana e tecnológica.  O curso desperta e estimula as potencialidades da interação entre as empresas e a academia no tocante ao desenvolvimento e aplicação de metodologias e tecnologias da informação.

Autorização

Portaria SESu/MEC Nº 119, de 15 de Março de 2013.

SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

PORTARIA Nº 119, DE 15 DE MARÇO DE 2013

O SECRETÁRIO DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso da competência que lhe foi conferida pelo Decreto nº 7.690, de 2 de março de 2012, tendo em vista o Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, e suas alterações, e a Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010, do Ministério da Educação, resolve:

Art. 1º Ficam autorizados os cursos superiores de graduação, conforme planilha anexa, ministrados pelas Instituições de Ensino Superior, nos termos do disposto no artigo 35, do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, alterado pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007.

Parágrafo único. As autorizações a que se refere esta Portaria são válidas exclusivamente para os cursos ministrados nos endereços citados na planilha anexa.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.


Perfil Profissional

O egresso do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Birigui apresenta o seguinte perfil profissional geral:

a) Consolidar sólida formação matemática, tecnológica, econômica e social;
b) Apresentar múltiplas competências em planejar, projetar, implantar e gerenciar sistemas integrados de produção/manufatura e de serviços que assegurem desempenho e confiabilidade e tendo como metas a lucratividade, eficácia, eficiência, adaptabilidade, flexibilidade, qualidade e o contínuo aperfeiçoamento de produtos e serviços; 
c) Buscar através de sua formação integrar pessoas, informações, materiais, equipamentos, processos e energia.

Desta forna, o egresso de um curso de Engenharia de Produção deverá ter conhecimentos de processos e uma formação generalista que lhe permita ter uma visão sistêmica das organizações, de forma que os problemas possam ser tratados através de um processo de melhoria contínua, gerando-se sempre diversas alternativas para a tomada de decisão. È importante formar um profissional capaz de operacionalizar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, mas também capaz de ter uma formação profissional continuada, com valores éticos e humanísticos consolidados. O aluno deverá desenvolver suas competências ao máximo, a fim de enfrentar situações novas, impostas pelas empresas, mercado e sociedade.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho desse profissional tem sido impulsionado pela mudança da base tecnológica da sociedade e pelo processo de modernização da economia brasileira. Adicionalmente, a estabilidade econômica está obrigando as organizações a darem maior atenção à contabilidade, finanças, custos, qualidade e planejamento, sendo hoje conhecimentos exigidos de parte significativa dos profissionais, ainda que de forma superficial.

Sendo assim, o egresso do curso de Engenharia de Produção da FABI - Faculdade de Birigui terá plenas condições de atuar nesse mercado competentemente, pois sua formação acadêmica garantirá todas essas competências exigidas pelo mercado.

 

Atividades Complementares: 200 horas.
Estágio Supervisionado: 360 horas.
Conselho profissional: CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Estágio Supervisionado do Curso
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Regulamento do TCC

Corpo Docente


Nome Email Currículo