CURSOS




Direito

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3850 Horas

Kauê Peres Crepaldi (kaue.crrepaldi@uniesp.edu.br)

INSCREVA-SE           


Descrição

Descrição

 

O Curso busca a requalificação do ensino do Direto, objetivando a implantação de um modelo voltado para a perfeita integração escola/comunidade, o desenvolvimento da capacidade cognitiva aliada ao acréscimo da produção criativa do graduando, bem como solidificar a formação humanística e ético-profissional.


O Curso de Direito foi concebido objetivando tornar-se um centro de excelência na área do Direito, contribuindo para a formação de bacharéis adequados às novas necessidades do mercado de trabalho, exigente do profissional não apenas solidamente qualificado como especialmente ético e atuante.


É um curso ajustado às exigências econômicas, sociais e políticas atuais, que direciona seus propósitos, de um lado, por ações coletivas, reforçando as opressões e radicalizando as desigualdades e, de outro lado, pelos chamados movimentos sociais, que lutam por novos direitos e os constituem e positivam na medida em que desenvolvem suas atividades e concretizam seus projetos.


O bacharel formado em tempos de globalização e Mercosul deve ter uma formação consistente não apenas em termos de memorização do direito positivo codificado, mas em especial, deverá receber uma formação essencialmente ética. Deve estar atento a cada fato da realidade, consciente da necessidade de enfrentar questões que não são explicadas pelos códigos, chamados a ouvir, a conciliar, a aproximar partes antagônicas, a cooperar com a realização concreta do juízo. Deve estar preparado para enfrentar o desafio de vivenciar uma carreira cujo contorno vem sofrendo contínuas transformações.


A ênfase do aprendizado há de ser atribuída às matérias humanísticas. A formação deve ser integral, assim compreendida como formação ética, técnica e cultural, centrada na realidade. A formação ética é precursora das demais e a formação fundamental abrange, a um tempo, a formação ética e a cultura. As disciplinas profissionalizantes priorizam a formação técnica, enquanto o estágio pretende ser a síntese de todas elas.


Objetivos:

Esperamos que o perfil desejado do formando de Direito repouse em uma sólida formação geral e humanística, com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valoração dos fenômenos jurídico-sociais aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomente a capacidade de trabalho em equipe, favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania. Nesse sentido, o curso deve proporcionar condições para que o formando possa, ao menos, atingir as seguintes características em sua futura vida profissional.


Estágio Curricular Supervisionado


O Estágio Supervisionado a ser desenvolvido exclusivamente por meio de atividades práticas, individuais, em pequenos grupos e em grupos maiores, dependendo da atividade específica, é um dos destaques do Curso pleiteado, totalizando 300 horas-atividade.


As atividades de estágio são essencialmente práticas e proporcionam ao estudante a participação em situações simuladas e reais de vida e trabalho, vinculadas à sua área de formação, bem como a análise crítica delas. Devem buscar, em todas as suas variáveis, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Contemplam as visitas orientadas e as práticas real e simulada, forenses e não forenses.


O estudo da ética profissional e sua prática estarão presentes em todas as atividades vinculadas ao estágio.


A forma de funcionamento do Estágio está normatizada no Regulamento de Estágio e do Núcleo de Prática Jurídica, sendo o Coordenador de Estágios é indicado pelo Coordenador do Curso de Graduação em Direito e designado pelo Diretor.

O Núcleo de Prática Jurídica é o órgão encarregado de supervisionar as atividades de estágio dos alunos do curso de Graduação em Direito, sendo composto:

a) pelo Coordenador de Estágios;

  1. b) pelos Professores de Estágios;
  2. c) pela Secretaria de Estágios;
  3. d) pelo Centro de Assistência Jurídica (CAJ).


Atividades Complementares de Ensino, Pesquisa e Extensão


O curso prevê atividades de pesquisa, extensão e ensino bem como os estágios extracurriculares, buscando com isso garantir um espaço para que cada aluno complemente os conhecimentos que entenda mais afinados com suas expectativas de atuação profissional.


Tendo em vista os objetivos do Curso, o estudo de línguas e de informática constituirá atividade complementar incentivada pela instituição. O detalhamento da forma de validação das atividades complementares pode ser verificado no Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Graduação em Direito.

 

Conselho profissional: OAB – ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

 

Informações Gerais


Documento Download
CRONOGRAMA DE ESTÁGIO II - CIVIL - MATRIZ 2018-1
CRONOGRAMA DE ESTÁGIO I - PENAL
CRONOGRAMA DE ESTÁGIO III - TRABALHISTA - MATRIZ 2018
CRONOGRAMA DE ESTÁGIO IV - DIREITO TRIBUTÁRIO
FICHA DE CONTROLE DE ESTÁGIO
FICHA DE CONTROLE PEÇAS PROCESSUAIS
MANUAL DE NORMAS TÉCNICAS
MATRIZ CURRICULAR
Modelo Capa
REGULAMENTO - ATIVIDADES COMPLEMENTARES
REGULAMENTO - ATIVIDADES DE EXTENSÃO
REGULAMENTO - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
REGULAMENTO - MONITORIA ACADÊMICA
REGULAMENTO - NPJ
REGULAMENTO - POLÍTICA DE EGRESSOS
REGULAMENTO - TCC
REGULAMENTO - TIID - EXTENSÃO
REGULAMENTO DA CONCEPÇÃO IGUALITÁRIA
REGULAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO EGRESSO
REGULAMENTO DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA - SAJ E ESCRITÓRIO EXPERIMENTAL
RELATÓRIO DE AUDIÊNCIA
TERMO DE COMPROMISSO - ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Carlos Henrique Locatelli dos Santos
Cristiano Salmeirão
João Cláudio Celestino
Kauê Peres Crepaldi
Larissa Satie Fuzishima Komuro
Márcio Magalhães Fontoura
Neusa Aparecida Basso de Almeida
Renato José das Neves Cortez