Quem Somos

Vivemos hoje a chamada Sociedade da Informação, caracterizada por uma rápida ampliação do conhecimento e do acesso a novos conhecimentos, mediante enorme desenvolvimento dos meios de comunicação e informação. É uma época com enorme significado para todos, em particular àqueles que militam ou irão militar no mundo educacional e empresarial e que estarão no foco de nossas atividades de ensino, bem como, para as instituições dedicadas a essas atividades.

Características dessa fase do desenvolvimento humano e suas implicações para os que buscam o aprendizado em áreas acadêmicas, são as rápidas e abruptas mudanças mercadológicas. Novos mercados surgem e amadurecem, e outros desaparecem. O mesmo ocorre com produtos e serviços. Esse fluxo de mudanças gera desenvolvimento científico e tecnológico, baseados nas necessidades dos mercados consumidores, e na identificação de novas tecnologias para disponibilizar à sociedade.

Todo esse processo nas áreas de atividades econômico-financeiro leva a uma enorme ampliação do leque de escolha de atuação e de oportunidades, necessitando o profissional de uma grande agilidade para se posicionar no mercado.

As implicações para quem busca o ensino são amplas. Os estudantes sabem da necessidade do aprendizado cada vez mais eficaz e ágil, que acompanhe todas as alterações do mercado e os qualifiquem para serem competitivos nas diversas áreas de atuação.

As Instituições de Ensino precisam atender a essas demandas de modo eficaz e eficiente, tornando-se mais produtivas ao   prover   os   serviços   que   oferecem, acompanhando todo esse processo de transformação e fazendo rapidamente as mudanças necessárias para não sucumbirem ou permanecerem estáticas.

Foi com essas preocupações que pessoas atuantes na área Educacional, reuniram-se constituindo a Escola Superior de Educação Barão de Piratininga, em São Roque, mantenedora da Faculdade Barão de Piratininga.

Escola Superior de Educação Barão de Piratininga é pessoa jurídica constituída como sociedade simples limitada com sede e foro em São Roque, estado de São Paulo, inscrita no CNPJ sob o n° 04.119.690/0001-53, com Contrato Social devidamente registrada na JUCESP, sob n° 35216590565, última alteração do Contrato Social Consolidado registrado na JUCESP, sob n° 164.135/12-1, protocolado sob n° 0.328.973/12-4 em 20/04/2012. De conformidade com seu Contrato e registros cartoriais, tem como objetivo social   a prestação de serviços de Educação Superior em Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial.

O marco inicial da Faculdade Barão de Piratininga se deu pelo credenciamento da Faculdade, conforme Portaria MEC nº 2536 de 19 de agosto de 2004, publicado noDOU de 20 de agosto de 2004.

Portaria MEC n° 2537, de 19 de agosto de 2004, publicada no DOU em 20 de agosto de 2004 autorizou o funcionamento do curso Normal Superior, Licenciatura, com as habilitações Magistério para a Educação Infantil e Magistério para os anos iniciais do Ensino Fundamental, com 100 (cem) vagas totais anuais para cada habilitação. De acordo com a Resolução 1/2006 de 15 de maio de 2006, o Curso Normal Superior foi transformado em curso de Licenciatura em Pedagogia, reconhecido pela Portaria MEC n° 597, de 25 de agosto de 2008, publicada no DOU em 26 de agosto de 2012, com 200 (duzentas) vagas totais anuais.

O Curso de Sistemas de Informação Bacharelado foi autorizado pela Portaria MEC n° 2539, de 19 de agosto de 2004, publicada no DOU em 20 de agosto de 2004 com 100 (cem) vagas anuais e posteriormente reconhecidas pela Portaria MEC n° 571, de 21 de agosto de 2008, publicada no DOU em 22 de agosto de 2008, com 100 (cem) vagas totais anuais.

A Faculdade Barão de Piratininga encontra-se em uma das regiões muito promissoras do estado de São Paulo, de grande potencial educacional e tecnológico e entende que uma das formas do crescimento local e regional, se dará por meio da oferta de novos cursos que trarão benefícios às populações carentes que almejam ingressarem em uma faculdade.

 Agrega-se a esses componentes, o quadro de docentes de bom nível, com formação pós-graduada em grandes universidades, que trarão a contribuição desejada para a formação de seus alunos e futuros ingressantes.

Missão

“Praticar a Educação Solidária, possibilitando o acesso de todos ao Ensino Superior de qualidade e participando ativamente de projetos sociais educacionais e culturais dos setores público e privado, com uma atuação voltada ao desenvolvimento sustentável e ao atendimento à comunidade”.

 

Direção
Sidnei Shirosaki

Secretária Acadêmica
Maiara Cristina Rodrigues

Auxiliares de Secretaria
Daiane Aleixo Souza Daré
Natalia Ribeiro da Costa
Juliana Aparecida dos Santos Dias

Bibliotecária
Maria Alice de Oliveira Barbosa

Auxiliar da Biblioteca
Elaine Aparecida Ferreira
Gislaine Andrade Correa

Auxiliar de Projetos Sociais
Stefany Teodoro Silva

Tecnologia da Informação
Rafael Duro Valente