Notícias

IMPACTOS AMBIENTAIS E SAÚDE MENTAL é o tema do IVº Colóquio do Cerntro e dos Núcleos de Pesquisas UNIESP. Não percam!

Data: 09/08/2023 | 0 Comentário


Compartilhe

          

Os colóquios do Centro e dos Núcleos de Pesquisa da UNIESP S.A, realizados pela Diretoria de Pesquisa, Extensão e Publicações – DIPEX -, proporcionam aos participantesatividades de formação continuada de alto nívelacadêmico e de intensa relevância social nasáreas de Saúde, do Direito e do Meio Ambiente, fomentando reflexões sobre articulações e interfaces em tais campos de conhecimento.Otema a ser debatido no IV COLÓQUIO será: 

IMPACTOS AMBIENTAIS E SAÚDE MENTAL

OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA DO IV COLÓQUIO:

Tendo em vista que os fatores ambientais desempenham um papel relevante na gênese dos distúrbios emocionais,objetiva-se debaterde maneira sistemática, crítica e interdisciplinara influência dos impactos ambientais na saúde mental dos seres humanos. Para tanto,mencionam-se, a título de exemplo, asocorrências da Pandemia de Covid-19 e do rompimento da barragem de Brumadinho, ou de outros eventos a eles semelhantes.

 

Com efeito, planeja-se refletir sobre os principais fatores de risco para o surgimento de tais patologias bem como sobre as medidasnecessárias para uma adequada intervençãoterapêutica dos profissionais de saúde, como médicos e psicólogos. Ao propor semelhante discussão, dimensiona-se, com maior rigor, a complexidade de tais fenômenos, ressaltando acombinação e interação de fatores de riscos, sejam eles genéticos, biológicos, psicológicos e ambientais, para a explicação e tratamento de algumas patologiasatreladas ao meio ambiente.

 

Por meio ambiente, entende-se um processo dinâmico de interação de fatores físicos, químicos, biológicos, humanos, sociais, psicológicos e culturais, que estão continuamente em mútua influência. Vale não perder de vista que, a partir da Revolução Industrial e da Globalização, a relação do homem com a natureza tem se tornado cada vez mais predatória, provocando um aumentosignificativo dos chamados impactos ambientais, que, por sua vez, estão na origem de numerosas patologias, inclusive as mentais.

 

Deslocamento forçado de pessoas, escassez de alimentos, de água, de áreas verdes, poluição, aumento de desigualdades socioeconômicas, intoxicações por metaispesados, exposição a padrões climáticos extremos e voláteis, situações de estresse por conta de queimadas, de precipitaçõesextraordinárias, de quarentenas involuntárias, de consumo desenfreado, de desertificação, de superpopulação, de excesso de barulho edificuldade de contato com a natureza podem provocar depressão, ansiedade e demência, entre outros distúrbios mentais.

 

FUNCIONAMENTO

O evento será composto por dois blocos complementares. No primeiro deles, haverá uma exposição a cargo do especialista convidado, com 40 minutos de duração, sobre as articulações entre os impactos ambientais e a saúde mental.No segundo bloco, a expositora responderá a perguntas, comentários e areflexões dos professores mestres, ex-bolsistas do Programa de Titulação Docente (PTDO) da UNIESP S.A e dos convidados.Por fim, serão anunciadas informações relativas à chamada e à publicação dos ANAIS DO IVº COLÓQUIO DO CENTRO E DOS NÚCLEOS DE PESQUISA DA UNIESP.

___________________________________________________________________

 

DATA E HORÁRIO: 05/09/23 (Terça-feira). Das 19 às 22 horas

 

EVENTO A SER REALIZADO REMOTAMENTE PELO YOUTUBE

 

PÚBLICO-ALVO:  
Alunos e docentes da UNIESP;
Profissionais do Direito e da Saúde;
Docentes e alunos de outras IESs;
Comunidade.

PROGRAMAÇÃO DO IVº COLÓQUIO

 

Abertura oficial do Evento: Profa. Rosa Beloto(5 min)

 

Mensagem da Mantenedora: Profa. Cláudia Pereira (De acordo com a necessidade)

 

Apresentação do funcionamento doI Colóquio: Prof. Campato(2 min).

 

Bloco I:  EXPOSIÇÃO ORAL

 

        Exposição: IMPACTOS AMBIENTAIS E SAÚDE MENTAL

Expositora Convidada:

Profa. Dra. Tânia Novaretti (40 MINUTOS)

Currículo:

Médica graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1982). Residência em Neurologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (1983-1984). Mestre em Ciências, área de concentração Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2001). Doutora em Ciências, área de concentração Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP - SP. (2009). Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia, Especialista em Psiquiatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria e AMB, atuando principalmente nos seguintes temas: neurologia, psiquiatria, neuropsiquiatria, neuropsicofarmacologia. Pesquisadora e autora de diversos artigos científicos.

Ex-professora Assistente de Neurologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Ex-professora daFaculdade de Medicina de Marília, FAMEMA.

Ex-professora da Faculdade de Medicina e Enfermagem da Universidade de Marília, FME-UNIMAR, Brasil.

 

 

Bloco II: DEBATERORES

 

DEBATEDORES CONVIDADOS:

Profa. Dra. Ieda Maria Munhoz Benedetti:Pós-Doutorado em Educação (UNESP), Doutora em Educação (UFMS), Mestra em Educação (UNESP).Psicóloga e Coordenadora do Curso de Psicologia da UNIESP - Centro Universitário de Presidente Prudente - UNIPRUDENTE.

Prof. Me. Murilo Mendes de Ângelo:Graduado em Engenheira Ambiental (UNOESTE). Graduado em Tecnologia em Meio Ambiente (UEM).Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (Universidade do Oeste Paulista). Diretor de Graduação da UNIESP. S.A.

 

DEBATEDORES DO CENTRO E NÚCLEOS DE PESQUISA DA UNIESP:

Prof. Me. Ricardo Bioni. Advogado e Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil (UB).  Vice-Diretor da Faculdade de Guarulhos, do Grupo UNIESP S.A.

Profa. Ma. Marcela Hiluany:  Psicóloga e Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil (UB). Professora da Faculdade de Mauá, do Grupo UNIESP. S.A.

 

Mensagem final: Profa. Cláudia Pereira (De acordo com a necessidade)

 

Encerramento oficial: Profa. Rosa Beloto. (5 min)

 

Chamada para submissão de Resumos Simples para os Anais do IVº Colóquio do Centro e

Núcleos de Pesquisa da UNIESP S.A.

Convidamos a todos os participantes do IVº Colóquio do Grupo e Núcleos de Pesquisa da UNIESP S.A a enviar resumos simples oriundosde reflexões, projetosou ideias a respeito dos temas direta ou indiretamente abordados nos colóquios. Tais textos integrarão os Anais do evento (com ISBN e DOI), publicados em formato digital.

O resumo dever ter um título centralizado e em negrito, abaixo do qual serão indicados o/a/s autor/a/res do resumo e sua filiação acadêmica ou profissional. O texto do resumo deve ser desenvolvido num único parágrafo, possuindo entre 150 e 500 palavras, indicando, se possível, o tema da reflexão, a justificativa da importância dessa reflexão, objetivos,metodologia e resultados. Ao término do texto, devem ser elencadas até cinco palavras-chave, separadas entre si por ponto vírgula. O resumo deve ser enviado no formato word, na fonte Arial 12, com espaço de 1, 5 entre as linhas, com todas as margens 3cm. Os resumos deverão ser enviados aos e-mails campatojr@gmail.com e rosa.mbeloto@uniesp.edu.br

 
 

Para efeito de modelo, segue um resumo simples constante dos primeiros anais do Colóquio do Grupo e Centro de Pesquisa da UNIESP S.A.

 

___________________________________________________________

DIREITOS DA PARTURIENTE

 

Flavia Petra Melara Benatti

 

Graduada em Direito, Pós-graduada em Direito Empresarial, Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil.

 

 

Marcelo de AlmeidaBenatti

 

Graduado em Direito, Pós-graduado em Direito do Consumidor pela faculdade INED de Rio    Claro. E-mail: contato@marcelobenatti.adv.br

 

RESUMO

 

Este resumo busca apresentar a análise dos direitos das parturientes para que possam ter conhecimento sobre eles e, desta forma, exigir o seu cumprimento visando um parto tranquilo e uma experiência positiva. O objetivo da pesquisa é informar as parturientes e a seus esposos(as) ou companheiros(as) sobre seus diretos a um parto mais humanizado e com procedimentos da medicina atual, que podem levar a um menor desconforto no nascimento da criança. Esta investigação é realizada pela metodologia de revisão bibliografia, especialmente da legislação vigente, quais sejam: 1) Lei n. 11.105/05, que, em seu artigo 19 e incisos e na Portaria n.º 2418/05, trata da presença de acompanhante para mulheres em trabalho de parto, parto e pós-parto de forma a focar na humanização da assistência a parturiente; 2) Portaria nº 569/2022, que  institui o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Para além disso, foi consultado o II Colóquio do Centro de Núcleo de Pesquisa da Uniesp S/A, realizado no dia 17/10/2022, principalmente observada a palestra ministrada pela professora Rosana Torrano, com o tema “Violência Obstetrícia”, que demostrou, ainda, outros direitos das parturientes. Observou-se que o direito é frequentemente violado, em especial o direito à companhia, o desrespeito à autonomia das mulheres para opinar e escolher o parto, e quanto ao tratamento de acordo com seus valores e crenças. Após a realização desta pesquisa, observamos que o tema em pauta deve ser mais divulgado e difundido entre as gestantes e seus acompanhantes para que no momento do parto possam exigir e fazer cumprir seus direitos a um parto humanizado, com respeito as suas autonomias e escolhas pessoais. Ninguém pode ter seu direito respeitado, se não sabe quais são eles.

 

Palavras-chave: Saúde, Parto, Direito,Humanização

 

Realização: DIPEX - UNIESP. S.A.

Direção e Supervisão Geral: Profa. Ma. Rosa Beloto

Coordenação: Prof. Dr. João A. Campato Jr.

Anais: Prof. Me. Edilson Teles Gomes Jr.

 

UNIESP S.A.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!