Notícias

Presidente Prudente/SP e UNIESP ganham mais um Centro Universitário: o UNIPRUDENTE!

Data: 19/07/2023 | 0 Comentário

No dia 17 de julho de 2023, o Diário Oficial da União, na página 28 da Seção 1 – Educação – publicou a Portaria nº 1.380/23, CREDENCIANDO  o Centro Universitário de Presidente Prudente – UNIPRUDENTE, mediante a transformação da Faculdade de Presidente Prudente – FAPEPE - , no município de Presidente Prudente/SP, mantida pela UNIESP S/A.

Um dos presentes mais valiosos que a UNIESP recebeu ao completar seu Jubileu de Prata em 2022 foi justamente aguardar essa iminente transformação da FAPEPE em Centro Universitário, além de já ter recebido a certificação da oferta de qualidade de ensino, pesquisa e extensão de excelência de seus Cursos, expressa por 90% de seus alunos e além da certificação de excelência dada pelo MEC em suas avaliações de Cursos e IES da UNIESP, tanto no ano passado quanto no primeiro semestre de 2023.

O mais significativo é que essa transformação e essas certificações de qualidade ocorreram no período de pandemia da Covid-19, momentos em que todos os desafios foram impostos a tudo e a todos no país, e em que a Educação Superior teve que encontrar meios para manter o vínculo dos seus alunos com os estudos, com as Instituições de Ensino, ao mesmo tempo em que não deixou de manter a qualidade de oferta a eles, fator primordial para sua permanência mesmo diante de tantas adversidades.

O credenciamento do UNIPRUDENTE mostra que tudo isso valeu a pena e que Presidente Prudente  também foi presenteada e fortalecida como Cidade Universitária referência em Educação no Oeste Paulista.

A FAPEPE, além de Polo Intelectual do município, sempre foi um Polo Social, mantendo laços fortíssimos com a comunidade por meio de importantes projetos de prestação de serviços (extensionistas), de Projetos como o Projeto de Recuperação da Bacia do Córrego do Cedro, da sua recente participação no Projeto Marco Zero sobre segurança e medidas preventivas contra a violência das Escolas, e de tantos outros exemplos.

Como Polo Científico, a FAPEPE registra a produção de seus docentes e discentes em sua tradicional Revista Saber Acadêmico, que já publicou 35 edições e conta com o excelente Qualis B2 da CAPES, e dos Anais de Encontros de Iniciação Científica – EICI.

Agora, como Centro Universitário, o UNIPRUDENTE só tende a evoluir na oferta de ensino de qualidade, de novos cursos, de infraestrutura física de ponta e de capital humano de destaque. Parabéns, aos mantenedores da UNIESP, Profa. Cláudia Pereira e Dr. Fernando Costa, à Diretora Lílian Gualda e equipe, a todos os envolvidos nesta vitória tão aguardada e, principalmente, parabéns à comunidade de Presidente Prudente/SP!