NAP - Núcleo de Apoio Psicopedagógico

Informações Gerais


A arte de estudar e a ler

 

Estudar: não é uma atividade isolada. O estudo produtivo e otimizado deve ser organizado como um projeto. E o projeto de estudo nada mais é do que montar um sistema de estudo.

 

Sistema: O sistema de estudo será emprego de um conjunto de técnicas ou métodos voltados para um resultado. Isso abrange o estudo de qualidade e a coordenação ideal entre as atividades de estudo, lazer, descanso, trabalho, deslocamento.

Você deve criar um sistema eficiente de estudo, adaptado às suas condições pessoais e circunstanciais.

 

Ter objetivo: é preciso ter compromisso, autodisciplina, organização, acuidade e flexibilidade.

 

Como organizar as matérias:

 

Atitude incorreta

Atitude correta

Matéria de que não gosto

Matéria de que aprendi a gostar

Matéria da qual não sei

Matéria da qual estou aprendendo

Matéria da qual sou fraco

Matéria da qual ainda sou fraco

Matéria da qual sou ruim

Matéria da qual estou ruim no momento/por enquanto

Matéria da qual não aprendo fácil

Matéria da qual vou aprender mais

 

O que é o estudo:

Aprender – é o primeiro momento, quando ocorre a aula, a leitura, etc.

Apreender – é o segundo momento, em que, mentalmente e/ou de posse de anotações, resumos, CDs, mp3 etc., o aluno revisa, medita, reflete a respeito da matéria.

Praticar – o aluno passa a executar alguma tarefa onde o conhecimento adquirido seja necessário.

Tal fase lhe permite fixar os conhecimentos de forma permanente.

 

O estudo eficiente é aquele que é feito sistematicamente e com técnica

 

Pontos básicos:

1 – Ter um objetivo

2 - Preparar o caminho (administrar facilidades e dificuldades)

3 – Aprender a utilizar os seus aliados

4 – Planejar e organizar seu tempo

5 – Compreender que o estudo é uma atividade dinâmica e criativa

6 – Conhecer e utilizar os segredos essenciais do estudo de sucesso (motivação, amor à matéria, curiosidade, acuidade)

7 – Preparar o ambiente

 

Resumos e Cores: Faça resumos, esquemas, gráficos, fluxogramas, anotações em árvore. Organiza-se para periodicamente, ao estudar a matéria, reler os resumos que tiver preparado. Uma boa ocasião é fazê-lo a cada vez que for começar a estudar a matéria. Quando o número de resumos for muito grande, divida-os de forma a que de vez em quando (semana a semana ou mês a mês) você dê uma passada por eles. Essa revisão servirá para aumentar de modo extraordinário seu aprendizado e memorização.

O uso de mais de uma cor em suas anotações é proveitoso, pois estimula mais a atenção. Alguns alunos gostam de correlacionar cores com assuntos ou com referências.

Por exemplo, o que está em vermelho são os assuntos mais quentes para cair, o que está em azul são exceções, princípios na cor verde, e assim por diante. Dessa forma, as core também funcionam como uma espécie de ícone.

OBS: Sublinhar ou marcar o texto é uma forma de estudo e ajuda a memorização. A simples atividade de escolher o que marcar já exige alguma elaboração mental que é indispensável no aprendizado. Sublinhar o texto também ajuda na realização de uma leitura de revisão posterior.

O momento ideal para sublinhar é aquele em que já se possui um conhecimento razoável do texto, exatamente para poder decidir quais os pontos mais importantes. Por isso, devemos evitar sublinhar na primeira vez que lemos o texto.

Como definir o que é importante? Sublinhe aquilo que você acha importante. A tendência é que, com o estudo da matéria, a cada dia você esteja mais apto a distinguir o que é e o que não é para sublinhar.

Procure as palavras-chave do texto e os verbos. Outra forma é tentar ir cortando palavras ao máximo possível. As palavras que não puderem ser cortadas por comprometerem o sentido do texto são as mais importantes.

Leitura otimizada: Se é para ler, devemos fazê-lo da forma mais eficiente possível, o que não significa ler rápido. Ler eficiente significa buscar utilidade e prazer no ato de ler.

Leitura dinâmica: Melhor que ler rápido é ler bem e com eficiência.

Falta de leitura: é a maior responsável pela falta de criatividade, pela falta de conteúdo, pelas deficiências na língua portuguesa, na redação e na expressão verbal.

Falta de leitura eficiente: é a maior responsável pela falta de interesse em ler, pela falta de concentração na leitura, pela sua lentidão, pela baixa captação do conhecimento escrito.

Concentração e eficiência na leitura: Em grande parte do tempo efetivamente gasto com a leitura é desperdiçado com divagações. Esta dificuldade em manter a atenção é causa de grandes problemas. É necessário que se desenvolva a concentração pelo emprego de meios capazes de fixar a atenção.

Através de uma avaliação prévia do texto, consegue-se fazer a estipulação dos objetivos com grande economia de tempo, evitando, muitas divagações.

A agilidade da leitura contribui também para a concentração. Quando o processo realiza-se lentamente, existe tempo para que interferências atuem desviando o leitor de sua linha de raciocínio, tendo que retroceder no texto para poder compreendê-lo, o que gera fadiga e desmotivação.

 

 

Referência: Douglas, W. Como passar em provas e concursos. Niterói, RJ: Impetos, 2013.

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