Pedagogia
Graduação: Licenciatura
8 Semestres
Presencial
Manhã | Noite
3480 Horas
Célia Magalhães de Souza ()
INSCREVA-SE
Descrição
Geral
O Curso de Licenciatura em Pedagogia objetiva a formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Ou seja, o objetivo do Curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação de Araraquara é formar licenciados em Pedagogia para exercer as funções de docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e nos cursos de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, assim como para atuar na Organização e Gestão Educacional da Educação Básica, estando aptos a conhecer, analisar, avaliar e atuar de forma consciente e crítica na prática escolar, levando em consideração os contextos sociais, culturais, históricos, econômicos, e geopolítico da sociedade em questão, bem como os fins e os valores da educação.
Específico
• Abordar as áreas de conhecimento, habilidades, atitudes e valores éticos, fundamentais à formação acadêmica e profissional;
• Proporcionar aprendizado interdisciplinar, necessário para que o futuro licenciado em Pedagogia possa vir a superar os desafios de renovadas condições de exercício profissional e de produção do conhecimento;
• Contemplar a abordagem de temas observando o equilíbrio teórico-prático, permitindo na prática e no exercício das atividades a aprendizagem da arte de aprender;
• Favorecer a flexibilização curricular de forma a atender interesses mais específicos/atualizados, sem perda dos conhecimentos essenciais ao exercício da profissão;
• Disponibilizar tempo para a consolidação dos conhecimentos e para as atividades complementares objetivando progressiva autonomia intelectual do aluno;
• Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da pesquisa e da extensão.
A formação do professor de Educação Básica busca ampliar requisitos necessários para adequada inserção do aluno no mundo atual, assegurando seus direitos e ampliando as políticas para a infância e a pré-adolescência. Nesse sentido, a formação do professor visa:
• Analisar as práticas pedagógicas que envolvem a escolarização inicial, no conjunto das dimensões presentes ou ausentes no currículo escolar para este nível de ensino;
• Favorecer o desenvolvimento de atitudes de investigação e de pesquisa na formação dos professores, através da associação entre teoria e prática;
• Formar professores capazes de conhecer e adequar os conteúdos da língua portuguesa, da matemática, de outras linguagens e códigos, do mundo físico e natural e da realidade social e política, de modo a assegurar sua aprendizagem pelos alunos;
• Investir em sólida formação teórica dos campos que constituem os saberes da docência para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental;
• Propiciar a capacitação para o atendimento pedagógico de qualidade para crianças em seus aspectos físicos, psicológicos, culturais e cognitivos na perspectiva das interações sociais e de cidadania, considerando a complexidade do mundo atual e suas perspectivas futuras;
• Propiciar condições para que o futuro professor perceba a realidade escolar como ímpar, com dinâmica interna própria e que se situa num contexto sociocultural concreto;
• Proporcionar ao aluno docente a descoberta e a vivência das diferentes linguagens do aluno, por meio de um diálogo expressivo de sua cultura, que venha contribuir para a construção de novos saberes, de forma crítica, consciente e atuante;
• Trabalhar as diferentes capacidades do futuro professor – cognitivas, afetivas, físicas, éticas, estéticas, de inserção social e de relação inter-pessoal – para tornar possível a construção e reconstrução de conhecimentos, valorizando a crença na própria capacidade, na disponibilidade e na curiosidade para aprender.
COORDENADORA DO CURSO
- REGIME DE TRABALHO: Integral
- FORMAÇÃO ACADÊMICA: A coordenadora do curso de Pedagogia é Prof.ª Mestre Célia Magalhães de Souza, Doutoranda em Educação Física pela FUNIBER. Possui graduação em EDUCAÇÃO FISICA pela Organização Santamarense de Educação e Cultura (1982), graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS NOVE DE JULHO (1984) e mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA - PUC/SP (2006). Diretora de escola pública Estadual SEE/SP aposentada. Atualmente é Coordenadora de curso, professora universitária, tutora e conteudista em EAD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em inclusão escolar, educação infantil, ensino aprendizagem, brincadeira, gestão escolar e linguagem.
- TEMPO DE EXPERIÊNCIA MAGISTÉRIO SUPERIOR: Possui 12 anos na Educação Superior.
- TEMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA: Possui 41 anos de Experiência Profissional
PORTARIAS
A Faculdade de Araraquara, com ato de Credenciamento por meio da Portaria ME nº 4.242, de 7/12/2005, DOU de 08/12/2005, Seção 1, pgs. 5/6 é mantida pelo Instituto Educacional do Estado de São Paulo (IESP), Inscrição Estadual: Isento CNPJ nº 63.083.869/0026-15.
A Faculdade de Araraquara preocupada com a competitividade do mercado de trabalho, propôs-se a solicitar reconhecimento de curso junto ao MEC, tendo em vista ter sido autorizado o curso de Pedagogia , Portaria n.º 137 de 27 de julho de 2012.
Rol das disciplinas:
Organização e Políticas da Educação Básica, História da Educação, Informática na Educação, Comunicação e Expressão, Seminários sobre Ética, Estética e Ludicidade na Educação Básica, Introdução à Psicologia, Sociologia da Educação, Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, Produção Textual em Educação, Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico, Fundamentos da Didática, Didática e Formação Docente, Fundamentos Psicossociais na Educação Infantil, Educação na Diversidade Cultural, Educação, Natureza e Sociedade, Seminários sobre Jogos e Brincadeiras, Educação, Espaço e Forma, Fundamentos e Metodologia da Alfabetização, Metodologia e Prática da Alfabetização, Fundamentos e Práticas do Ensino da Geografia, Fundamentos e Práticas do Ensino de História, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Básica, Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem, Didática e Prática Docente, Leitura, Interpretação e Produção de Textos Acadêmicos, Projetos de Educação Ambiental, Nutrição, Cidadania e Saúde, Fundamentos e Práticas do Ensino de Ciências, Fundamentos e Práticas do Ensino de Artes, Matemática, Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos, Currículos e Programas, Avaliação Educacional, Linguagens e Mediações Tecnológicas na Educação, Fundamentos e Práticas do Ensino da Matemática, Fundamentos e Práticas do Ensino da Língua Portuguesa, Didática, Estratégias e Recursos da Educação de Pessoas com Necessidades Especiais, Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais na Educação Básica, Práticas Curriculares I, Pesquisa Educacional, Gestão Escolar na Educação Básica, Educação nas Áreas de Apoio e Serviço Escolar, Gestão da Educação Infantil, Estatística Aplicada à Educação, Legislação e Normas na Educação Nacional, Práticas Curriculares II, Gestão Educacional em Ambientes Não Escolares, Políticas Públicas e Educação, Corpo e Movimento, Seminários sobre Educação, Gênero e Sexualidade, Trabalho de Conclusão de Curso- TCC, Literatura Infantojuvenil, Relações Sociais e Éticas e Práticas Curriculares III.
Informações Gerais
Documento | Download |
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Estágio Supervisionado do Curso | |
PPC - Projeto Pedagógico do Curso |
Corpo Docente
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