CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3480 Horas

Dra. Marina Pinheiro Fortunato ()

INSCREVA-SE           


Descrição

Descrição

 O curso propicia à atuação de profissionais da educação no campo da docência, notadamente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como no desenvolvimento de processos educativos em espaços escolares e não-escolares e Gestão escolar. Prevê a formação de profissionais competentes e comprometidos com a Educação, com sólidos conhecimentos teóricos/práticos, com visão abrangente da tarefa educativa, com vistas a uma atuação profissional crítica, pautada na ética e na consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Missão do Curso

“Formar profissional capacitado para atender às exigências do mercado de trabalho, apto ao autodesenvolvimento, consciente da importância de seu papel, enquanto agente transformador da realidade, no exercício da função social de Educador”.

 

Mercado de Trabalho:

O campo de atuação do Pedagogo é, por excelência, a escola. Entretanto, está adentrando outros setores. O pedagogo pode atuar em todo setor que exige organização de recursos humanos para efetivação de processos operacionais. O pedagogo se coloca como elemento fundamental para garantir a percepção do processo como processo de trabalho, mas também, como processo educativo. Estes setores são as empresas públicas ou privadas, hospitais, entidades ou instituições sociais, projetos de caráter social públicos ou privados.

Esse profissional poderá, ainda atuar, especificamentem, no sistema escolar como professor da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar. Enfim, em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Ainda no sistema escolar, poderá atuar como gestor escolar incluindo as funções de diretor de escola, coordenador pedagógico e supervisor de ensino. Também, no planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas escolares e não escolares.

 

Objetivos Gerais do Curso

O curso de Pedagogia do Centro Universitário de Suzano,tem por objetivo geral proporcionar ao aluno a formação profissional que lhe permita utilizar os conhecimentos científicos para atuar dentro de espaços escolares e não escolares com postura ética, responsável, criativa, reflexiva, crítica e preparado para entender o fenômeno educativo, numa perspectiva ampla e contextualizada, dentro da diversidade de situações concretas.

Dentro dessa perspectiva, garantir-se-á a aquisição dos conteúdos específicos da docência e do processo ensino-aprendizagem da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal. Proporciona-se, ainda, conhecimentos relativos à Gestão ducacional para planejar, coordenar, acompanhar e avaliar o processo educativo e as competências gerais estabelecidas pela BNCC, ao desenvolvimento das correspondentes competências gerais docentes.

Os objetivos do curso são coerentes com as competências e habilidades estabelecidas para o perfil do egresso e com as políticas institucionais e de formação de professores.

O Curso de Pedagogia, Licenciatura, objetiva a formação do aluno para desenvolver os seguintes Objetivos Gerais:

  • Avaliar informações e desenvolver habilidades compostas por conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética;
  • Apreender os conhecimentos filosóficos, históricos, antropológicos, ambiental-ecológicos, psicológicos, linguísticos, sociológicos, políticos, econômicos, culturais, etnicorraciais de forma crítica e contextualizada;
  • Conhecer a escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para a cidadania;
  • Pesquisar e analisar os indicadores do processo educacional de acordo com avaliações internas e externas da escola;
  • Conhecer a gestão de processos educativos e da organização e do funcionamento de sistemas e de instituições de ensino;
  • Desenvolver habilidades que gerem criatividade, inquietação e necessidade de buscar novidades, autonomia de pensamento e soluções de problemas que se apresentam no cotidiano escolar e social;
  • Garantir uma formação multidisciplinar, visando à compreensão e busca de soluções para o exercício mais adequado da profissão;
  • Identificar a função social da escola e o papel do professor como elemento dinamizador do processo educativo;
  • Respeitar a dignidade e os direitos das crianças consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, éticas, religiosas;
  • Analisar de forma crítico-reflexiva os problemas socioculturais educacionais que proponham alternativas, que vislumbrem mudanças no ensino e na sociedade.

 

Objetivos Específicos

O Curso de Pedagogia, Licenciatura, objetiva a formação do aluno para desenvolver dos seguintes Objetivos Específicos:

  • Desenvolver conhecimentos teóricos e específicos, bem como instrumentalizá-lo para o fazer pedagógico;
  • Aproximar-se à realidade na qual irá atuar, oportunizando à integração entre teoria e prática educativa;
  • Desenvolver projetos no campo da educação, visando à integração do ensino, da pesquisa e da extensão;
  • Planejar, executar e avaliar tarefas e experiências educativas em espaços escolares e não-escolares;
  • Construir uma prática pedagógica transformadora, por meio de saberes, valores éticos, científicos, sociais e culturais;
  • Desenvolver capacidades de formular, discutir coletivamente e encaminhar soluções de problemas educacionais, condizentes com a realidade em que está inserido;
  • Estabelecer diálogo entre a área educacional e demais áreas do conhecimento, na busca de soluções para os problemas, que se desencadeiam no processo econômico e social;
  • Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização de tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
  • Reconstruir o conhecimento científico, tecnológico e histórico produzido pela humanidade na área da educação, situando-se no contexto social, econômico, político, histórico e cultural;
  • Desenvolver as capacidades de articulação entre o ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica condizente com o nível em que está atuando

 

Dados Legais:

O curso de Licenciatura em Pedagogia da UNISUZANO foi autorizado em 13 de setembro de 2000 - Portaria 1.445 publicada no Diário Oficial da União em 14/09/2000. Obteve reconhecimento em 30 de março de 2005 - Portaria nº 964, publicada no Diário Oficial da União em 01/04/2005.

A Renovação do Reconhecimento, Portaria SESu nº 1.096 de 13/05/2011 – D.O.U. 16/05/2011.

 A Renovação de reconhecimento, Portaria 286 de 21 de dezembro de 2012, publicada no DOU de 27 de dezembro de 2012.

A Renovação de Reconhecimento Portaria SERES nº 794 de 14/12/2016 – D.O.U. 15/12/2016.

Informações Gerais


Documento Download
MANUAL ESTÁGIO LICENCIATURA
MANUAL.REPRESENTANTES
PPC UNISUZANO.PEDAGOGIA.2024
REGIMENTO TIP
REGULAMENTO TIP c
REGULAMENTO AACC - PEDAGOGIA
REGULAMENTO APS - DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Regulamento Brinquedoteca

Corpo Docente


Nome Email Currículo
CÉLIA MAGALHÃES DE SOUZA
IARA GRANDINO
JOÃO ADALBERTO CAMPATO JUNIOR
MÁRCIO MAGALHÃES FONTOURA
MARINA PINHEIRO FORTUNATO
ROSELI ARBOLEYA RATCOV FRANCO
ROSELI DE LOURDES GOMES