Educação Física
Graduação: Licenciatura
8 Semestres
Presencial
Manhã | Noite
3493 Horas
Denilce Aparecida GOmes Xisto ()
INSCREVA-SE
Descrição
ADOS LEGAIS:
O Curso de Licenciatura em Educação Física da UNISUZ foi autorizado em 11/10/02 de 2002 - Portaria 2.886, publicada no Diário Oficial da União em11/04/2002. Obteve reconhecimento em 23 de fevereiro de 2006 - Portaria nº 577, publicada no Diário Oficial da União em 01/03/2006.
Renovação de reconhecimento, Portaria 286 de 21/12/12, publicado no DOU de 27/12/12.
CONCEPÇÃO DO CURSO:
O Curso de Licenciatura em Educação Física tem por princípios norteadores o ensino e a aprendizagem de Educação Física e as diferentes realidades educacionais, de modo que o trabalho perpasse, sobretudo, pela atuação docente e efetiva formação não só específica e didático-pedagógica, mas, também, humanística para o ensino. Para tal, oferece formação de caráter comum à habilitação em Licenciatura em Educação Física que busca fornecer ao licenciando um patrimônio científico, pedagógico, cultural e humano capaz de habilitá-lo a enfrentar as exigências de aplicação dos estudos efetuados, indissociáveis da profissão docente.
MERCADO DE TRABALHO:
O aluno egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física da UNISUZ estará apto para atuar como docente da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluso seu preparo para atuar na educação especial e de jovens e adultos – em escolas e espaços educacionais diversos e pelos órgãos reguladores da profissão.
OBJETIVOS (GERAIS E ESPECÍFICOS):
GERAIS
- Formar habilitados para empreender uma ação docente eficaz nas suas relações profissionais/pessoais de tal forma a interagir, produtivamente, no processo de ensino-aprendizagem, fomentando avanços tecnológicos no campo da Educação Física;
- Formar profissionais que possam contribuir em um projeto de Saúde Pública que melhore a qualidade de vida, entendida em um conceito amplo, como recomenda a Organização Mundial de Saúde, colaborando para o bem-estar físico, mental e social desta comunidade;
- Formar cidadãos críticos, analíticos, opinativos, conscientes, reflexivos, congruentes e com visão holística (julgamento de proposta ou assunto como um todo, não por partes), capazes de se elevar do senso comum ao senso analítico-crítico; que possam filtrar com fidedignidade os fatos que o atingem, de tal forma a ultrapassar uma consciência crítica, sem prescindir da ética; empreender uma comunicação eficaz, com resultados voltados para a qualidade da veiculação da informação e uma efetiva participação social e de cidadania.
ESPECÍFICOS:
- Formar educadores para atuação no ensino da Educação Física Escolar;
- Orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos;
- Buscar o sucesso da aprendizagem dos alunos;
- Promover a construção de um projeto interdisciplinar;
- Incentivar atividades de enriquecimento curricular;
- Elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares;
- Utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
Espera-se que o profissional egresso do Curso de Educação Física desenvolva as seguinte competências e habilidades:
- Compreensão do processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural;
- Capacidade de identificar problemas sócio-culturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
- Compreensão e valorização das diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e de sua função na produção do conhecimento;
- Compreensão e valorização dos diferentes padrões e produções culturais existentes na sociedade contemporânea;
- Capacidade de apreender a dinâmica cultural e de atuar adequadamente em relação ao conjunto de significados que a constituem;
- Capacidade para atuar com portadores de necessidades especiais, em diferentes níveis da organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania;
- Capacidade para atuar com jovens e adultos defasados em seu processo de escolarização;
- Capacidade de estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
- Capacidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
- Capacidade para dominar processos e meios de comunicação em suas relações com os problemas educacionais;
- Capacidade de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
- Compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade;
- Articulação da atividade educacional, na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da Instituição;
- Elaboração do projeto pedagógico, sintetizando as atividades de ensino, caracterizadas por categorias comuns como: planejamento, organização, coordenação e avaliação e por valores comuns como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso.
Informações Gerais
Corpo Docente
Nome | Currículo |
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