Publicações

NORMAS DE BIOSSEGURANÇA, EM ESPECIAL A NR-32

Data: 24/04/2025 | 0 Comentário


Compartilhe

          

Alunos do curso de Enfermagem sob a tutela da Profª. Ma. Regina Helena Marinho, que ministra a disciplina de Farmacologia, realizaram aula prática em Laboratório.

Na ocasião, foi reforçado a importância das Normas de Biossegurança, em especial a NR-32, que  tem como finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral,

As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes. A pele é um possível reservatório de diversos microrganismos que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminadas. É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento. O termo engloba desde a higienização simples até a antissepsia cirúrgica das mãos.

Após exposição teórica, os alunos colocaram em prática a aula de cálculo e preparo de medicamentos.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!