-
Seja o primeiro a comentar!
Início do Programa de Clínica Jurídica sobre Governança e Controladoria Jurídica no Núcleo de Prática Jurídica
Data: 25/03/2025 | 0 ComentárioO Centro Universitário Bauruense – UNIESB dá início a um projeto inovador no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ): O programa de Clínica Jurídica sobre Governança e Controladoria Jurídica. A proposta busca integrar teoria e prática, proporcionando aos alunos uma vivência direta com ferramentas e conceitos de gestão cada vez mais valorizados no meio jurídico. O objetivo é formar profissionais preparados não apenas no campo do Direito, mas também em áreas como governança, conformidade e gestão estratégica.
Embora inédito na UNIESB, o programa segue uma tendência das melhores faculdades de Direito do país, que reconhecem a importância de formar profissionais com visão crítica e habilidades práticas. A experiência proporcionada vai além da teoria convencional, permitindo aos alunos atuarem em projetos reais que fortalecem a estrutura do próprio NPJ, enquanto desenvolvem competências essenciais para o mercado jurídico atual.
A primeira turma é composta por alunos que cursam o 3° semestre de Direito, todos com experiências prévias em outras áreas profissionais. Essa diversidade enriquece o programa e será em diferencial na construção de soluções aplicáveis à prática jurídica.
- Fernando Brito Miranda: Com mais de 20 anos de experiência em Infraestrutura de TI, conhece de perto os desafios, caminhos e soluções na implantação de projetos. Ampliou sua atuação para o ensino em Medicina Tradicional Chinesa, unindo técnica e sensibilidade da natureza humana. Hoje atua como servidor público no setor de Contratos, Convênios e Licitações, função que exige alto rigor em governança. Estudioso por natureza, vê neste projeto uma oportunidade de somar conhecimento e contribuir para uma sociedade mais justa, pautada em valores que o Direito pode fortalecer e ajudar a concretizar.
- Flávio Tadeu Salvador Filho: Com experiência em multinacionais, Flávio traz uma bagagem relevante em compliance, auditoria e gestão de riscos. Ele acredita que o programa será um espaço importante para aplicar sua vivência prática em um novo campo e desenvolver habilidades na área jurídica. “Estou animado para contribuir com o que sei e, ao mesmo tempo, crescer dentro da área jurídica, especialmente em governança e controladoria”.
- Graziela Domingos: Com experiência sólida em sistemas de gestão integrada (SGI) e análise e execução de atividades relacionadas ao cumprimento de requisitos para auditorias de certificação nas normas ISO ou LGPD, Graziela vê no programa uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos com foco no impacto jurídico e corporativo. “Embora o tema de governança e controladoria pareça distante de algumas atividades tradicionais do Direito, acredito que é uma oportunidade única para aprimorar nossas habilidades e contribuir com a eficiência, usando a gestão jurídica do próprio NPJ”.
- Karina Alexsandra Thiengo Gonçalves: Com grande experiência em áreas administrativas, financeiras e de gestão de pessoas, Kerina compartilhou suas expectativas: “Estou muito empolgada em poder aprender, agregar mais conhecimento e aplicar novas metodologias que possam trazer resultados mais eficientes para a gestão jurídica”.
O foco da Clínica será o desenvolvimento de soluções práticas voltadas à governança e controladoria no ambiente jurídico. Entre as propostas estão: definição de missão, visão e valores do NPJ com base em banchmarks, elaboração de Código de Conduta para ambientes virtuais, organização da gestão documental, criação de protocolos de conformidade e controle interno, análise de riscos jurídicos e desenvolvimento de ferramentas de acompanhamento de processos judiciais e extrajudiciais. Temas como proteção de dados e uso responsável da Inteligência Artificial Generativa também estão no radar.
Essas ações serão ajustadas conforme as demandas identificadas e os recursos disponíveis, sempre com foco na melhoria da gestão do NPJ e no aprendizado prático dos estudantes. Os projetos desenvolvidos terão o potencial de gerar impacto duradouro e servir de base para turmas futuras, abrindo caminho para que novos alunos se integrem ao programa e ampliem esse legado.
O projeto é orientado pelo professor Luís Augusto Mattiazzo Cardia, que traz sua experiência em gestão jurídica corporativa para apoiar os alunos na aplicação de soluções práticas. O diferencial do programa, no entanto, está na autonomia e protagonismo dos estudantes, que conduzem as iniciativas com liberdade para inovar e propor melhorias reais.
A Clínica Jurídica sobre Governança e Controladoria Jurídica representa uma nova etapa na formação dos alunos da UNIESB, aproximando-os da realidade da gestão jurídica e ampliando suas competências para além do Direito tradicional.
A UNIESB parabeniza os alunos pelo engajamento e convida toda a comunidade acadêmica a acompanhar, apoiar e se envolver com o programa – que nasce com espírito de transformação e compromisso com a excelência, abrindo caminho para a construção coletiva de um ambiente jurídico mais eficiente, ético e colaborativo.
Seu endereço de e-mail não será publicado.