-
Seja o primeiro a comentar!
Prof. Dr. Eduardo Rala participa de Audiência Pública na Câmara Municipal de Bauru
Data: 02/07/2024 | 0 ComentárioO Prof. Dr. Eduardo Telles de Lima Rala participou no dia 28 de junho da Audiência Pública que debateu a criação da Política Municipal de Cuidados Paliativos no Município de Bauru.
A audiência foi promovida pela Câmara Municipal de Bauru, após convocação pelo Excelentíssimo Vereador José Roberto Martins Segalla, e que foi acompanhada pelos representantes do Conselho Regional de Medicina, da Associação Paulista de Medicina, da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Bauru, através das Comissões de Direito Médico (presidida pelas Advogadas Dr.ª Cristina Borges e Audrey Vieira Leite), de Saúde Pública (presidida pelo Advogado Dr. Carlos Alexandre de Carvalho), de Direito Constitucional e de Bioética e Biodireito (representadas pelo Prof. Eduardo Rala).
Compreende-se como cuidados paliativos as ações e os serviços de saúde para alívio da dor, do sofrimento e de outros sintomas em pessoas que enfrentam doenças ou outras condições de saúde que ameaçam ou limitam a continuidade da vida, como também buscam aprimorar e implementar ações e serviços públicos de saúde que abordem tratamento e prevenção destinadas tanto à pessoa cuidada quanto aos seus familiares e cuidadores.
Foram abordadas as alternativas para criação da Política de Cuidados Paliativos no Município de Bauru conforme a Portaria do Ministério da Saúde n.º 3.681, de 7 de maio de 2024, a partir das realidades já vividas pela Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (EMAD) e pela Diretoria do Departamento de Urgência e Unidades de Pronto Atendimento da Secretaria de Saúde,
O projeto no município foi iniciado pelo Médico Paliativista Dr. José Roberto Ortega Júnior, está sendo acolhido pela Secretária de Saúde do Município, Dr,ª Giulia da Cunha Fernandes Puttomatti, para discussão com apoio das entidades acima mencionadas e das Faculdades da região.
A Faculdade IESB - Uniesp foi representada pelo Prof. Dr. Eduardo Telles de Lima Rala, do Curso de Direito que pontuou em sua fala a necessidade do estabelecimento de grupos de estudo e de disseminação do conhecimento tanto para a sociedade como para a formação dos futuros profissionais da saúde e do direito em torno da sensibilização e da humanização do cuidar.
Seu endereço de e-mail não será publicado.