Marketing
Graduação: Tecnólogo
4 Semestres
Presencial
1600 Horas
Profª Ms. Rita de Cássia Silva dos Santos ()
INSCREVA-SE
Descrição
É o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa. Cabe ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. Pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de marketing de grandes empresas até institutos de pesquisa e órgãos públicos. Está habilitado também para prestar assessoria a pequenos e médios negócios, nos quais sua principal função é promover a marca e o lançamento de produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na inovação de produtos que já existem e necessitam de atualização e com merchandising.
Mercado de trabalho
O mercado continua em alta para o bacharel e o tecnólogo dessa carreira. Bacharéis e tecnólogos encontram campos de atuação muito semelhantes - exceto pelo fato de o bacharel poder enveredar para a área acadêmica, com docência e pesquisa. As regiões Sul e Sudeste concentram a maior parte dos postos de trabalho, mas as capitais e as maiores cidades nordestinas têm aumentado a demanda por esse profissional.
Marketing no IESB
O curso de Marketing do IESB tem como base formar profissionais responsáveis pelo marketing de pequenas e médias empresas, preparados para atuar em uma sociedade que está em constante transformação devido ao crescimento econômico do país. Está estruturado para o desenvolvimento e qualificação de profissionais, abrangendo competências exigidas e valorizadas pelo mercado, por acadêmicos e também por especialistas. O profissional formado no curso deverá conhecer as necessidades do mercado em que atuará e entender o comportamento do consumidor individual no segmento em que atua.
Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: reconhecido pela Portaria Ministerial nº 298 de 30 de novembro de 2009, publicada no Diário Oficial da União em 04 de dezembro de 2009.
Órgão de Classe: Conselho Regional de Administração (CRA)
Informações Gerais
Corpo Docente
Nome | Currículo | |
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Prof. Dr. Adelson Francisco Maia Junior | ||
Prof. Esp. Carlos Alberto Covre | ||
Prof. Esp. Edy Paulo da Silva Torres | ||
Prof. Ms. Leonel Capetti | ||
Prof. Ms. Marcelo Valério Rino | ||
Prof.ª Ms. Andrea Luiza Escarabelo Sotero; | ||
Prof.ª Ms. Rita de Cássia Santos e Santos |