CURSOS




Marketing

Graduação: Tecnólogo



4 Semestres


Presencial





1600 Horas

Profª Ms. Rita de Cássia Silva dos Santos ()

INSCREVA-SE           


Descrição

É o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa. Cabe ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. Pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de marketing de grandes empresas até institutos de pesquisa e órgãos públicos. Está habilitado também para prestar assessoria a pequenos e médios negócios, nos quais sua principal função é promover a marca e o lançamento de produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na inovação de produtos que já existem e necessitam de atualização e com merchandising.
 

Mercado de trabalho

O mercado continua em alta para o bacharel e o tecnólogo dessa carreira. Bacharéis e tecnólogos encontram campos de atuação muito semelhantes - exceto pelo fato de o bacharel poder enveredar para a área acadêmica, com docência e pesquisa. As regiões Sul e Sudeste concentram a maior parte dos postos de trabalho, mas as capitais e as maiores cidades nordestinas têm aumentado a demanda por esse profissional.
 

Marketing no IESB

O curso de Marketing do IESB tem como base formar profissionais responsáveis pelo marketing de pequenas e médias empresas, preparados para atuar em uma sociedade que está em constante transformação devido ao crescimento econômico do país. Está estruturado para o desenvolvimento e qualificação de profissionais, abrangendo competências exigidas e valorizadas pelo mercado, por acadêmicos e também por especialistas. O profissional formado no curso deverá conhecer as necessidades do mercado em que atuará e entender o comportamento do consumidor individual no segmento em que atua.

 

Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: reconhecido pela Portaria Ministerial nº 298 de 30 de novembro de 2009, publicada no Diário Oficial da União em 04 de dezembro de 2009.
Órgão de Classe: Conselho Regional de Administração (CRA)

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
Plano de trabalho coordenação
Plano de trabalho do NDE
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Programa de acompanhamento de Egressos
Regulamento das Atividades Complementares
Regulamento do projeto integrador
Regulamento para monitoria acadêmica
Relatório de adequação das bibliografias

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Prof. Dr. Adelson Francisco Maia Junior
-
Prof. Esp. Carlos Alberto Covre
-
Prof. Esp. Edy Paulo da Silva Torres
-
Prof. Ms. Leonel Capetti
-
Prof. Ms. Marcelo Valério Rino
-
Prof.ª Ms. Andrea Luiza Escarabelo Sotero;
-
Prof.ª Ms. Rita de Cássia Santos e Santos
-