Letras
Graduação: Licenciatura
7 Semestres
Presencial
3200 Horas
Prof.ª Ms. Isabel Cristina Coutinho Carlos ()
INSCREVA-SE
Descrição
É o estudo da língua portuguesa e de idiomas estrangeiros e de suas respectivas literaturas. O profissional de Letras pesquisa e ensina o português e idiomas estrangeiros e a literatura brasileira e de outros povos. Em geral, ele se especializa em uma língua moderna, como inglês, espanhol, francês e alemão, mas também pode dedicar-se a línguas clássicas, como latim e grego. Essa é uma área em que é preciso estudar sempre, a fim de manter o domínio dos idiomas e estar atualizado com as novas expressões idiomáticas. O principal campo de trabalho para o licenciado está nas escolas de ensinos fundamental e médio ou de idiomas. Mas também há espaço em editoras, para fazer a preparação de originais e para revisar e traduzir textos, e nas áreas de interpretação e secretariado bilíngue.
Mercado de trabalho
Escolas públicas e privadas são o principal mercado para o licenciado. Isso porque as disciplinas de português e inglês são obrigatórias no currículo escolar. Além disso, o ensino do espanhol - obrigatório apenas no ensino médio - já é oferecido por muitas escolas desde o ensino fundamental, o que aumenta as chances para o licenciado nesse idioma. Ele é contratado para lecionar nos ensinos fundamental e médio ou em escolas de idiomas. Tanto o licenciado como o bacharel são solicitados por editoras de revistas e livros para atuar na preparação de textos. Além disso, tradução e revisão são áreas bem promissoras.
Letras no IESB
O curso de Letras do IESB tem como objetivo principal a formação de professores para o Ensino Fundamental e Médio capacitados para o ensino das línguas e das literaturas específicas de cada habilitação e para o desenvolvimento de pesquisas na área de sua atuação. Visa, também, possibilitar ao aluno um conhecimento teórico amplo, dentro de uma formação generalista e integradora que lhe permita não só desenvolver independência, mas também criticidade de pensamento.
Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: autorizado pela Portaria Ministerial nº 774 de 07 de novembro de 2008, publicada no Diário Oficial da União em 10 de novembro de 2008.
Corpo Docente
Nome | Currículo |
---|