Descrição
Apresentação/Objetivo
A Licenciatura em Educação Física pressupõe a formação de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Médio, devendo as Faculdades ESEFAP instituir mecanismos de parceria com os sistemas de ensino público e privado, de modo a assegurar aos graduandos a possibilidade de vivenciar um currículo integrado (teoria e prática).
O Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura das Faculdades ESEFAP tem como eixo central fazer da prática de ensino um momento de reflexão, favorecendo uma postura que vise a construção, reconstrução de conhecimento, atitudes e habilidades no sentido de fundamentar a organização e a conduta do ensino, com vistas a aprendizagem significativa. Dessa forma, espera-se que o graduando, ao atuar diretamente no processo ensino-aprendizagem a partir de suas concepções didático – pedagógicas, aponte novos caminhos para o fazer pedagógico, objetivando a melhoria da qualidade de ensino contextualizado dentro de um processo histórico.
O Estágio Curricular Supervisionado deve constituir-se no elemento síntese da relação entre teórica e prática e representa uma forma de aproximação, muito oportuna entre o graduando e o mercado que o receberá. Assim, deve se pensar nas diversas maneiras de utilizar este momento de forma agradável e produtiva e não como mera obrigação. Para tanto, faz-se necessário um amplo debate acerca das condições ideais de realização, bem como das orientações gerais sobre o aproveitamento das horas de estágio desenvolvido em diversas situações e ainda, se a forma de estágio adotada não contraria nenhuma legislação específica.
Objetivos do Curso
Formar docentes para a Educação Básica, aptos a atuar na Educação Física Escolar, trabalhando conceitos, princípios, valores, atitudes e conhecimentos sobre o movimento humano voluntário e corporeidade, visando, através do desenvolvimento da consciência corporal e capacitação, atingir o exercício da cidadania e melhoria da qualidade de vida;
Formar graduados em Educação Física capazes de intervir acadêmica e profissionalmente no universo histórico-cultural;
Garantir uma formação que viabilize a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, com o desenvolvimento de atividades sistematizadas de fortalecimento da unidade teoria-prática;
Valorizar, no processo de formação, o domínio de competência de natureza técnico-instrumental estruturada a partir de uma visão crítico-reflexiva.
Mercado de Trabalho / Perfil Profissional
O licenciado em Educação Física deverá possuir sólido preparo na área específica desse campo do conhecimento – o da motricidade humana – como princípio norteador de seu exercício profissional.
Deverá, ainda, ter formação orientada conforme determinações das Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores de Educação Física Básica, graduação plena, o que garantirá a coerência entre a formação oferecida e a prática esperada do futuro professor.
Nessa linha de formação serão consideradas as diferentes competências que se pretende desenvolver e que deverão atender à diversidade de demanda e às dimensões da atuação profissional, aspectos estes que supõem a necessidade de compreensão do universo sócio-político e histórico de inserção profissional.
O corpo de atuação profissional do licenciado em Educação Física deverá ter como base os eixos temáticos indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica que abrangem o conhecimento sobre o corpo, esportes, jogos, lutas e ginásticas, além de atividades rítmicas e expressivas.
Deste modo, o profissional deverá estar preparado para coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como realizar treinamentos em escolas e participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares.
Tal preparação inclui o desenvolvimento de uma visão científico-pedagógica em relação às diferentes formas de atuação dentro da escola.
Diferenciais do curso na Instituição
As tendências atuais para a formação dos profissionais de Educação Física determinam que as diferentes manifestações da cultura do movimento presentes na sociedade devem compor seus objetivos de estudo, ensino e aplicação de conhecimento nas diferentes dimensões do movimento humano voluntário.
A atividade física, hoje expectativa da própria sociedade em função da divulgação de seus benefícios pela mídia de forma geral e pelos programas de saúde, é considerada um dos principais esteios da conquista e manutenção da qualidade de vida.
Dentro do conceito de qualidade de vida destaca-se a atividade física, o exercício corporal e o esporte como direitos dos cidadãos, além de constituírem um importante fator para enfrentar as transformações socioculturais do mundo atual em que o sedentarismo imprime fortes marcas.
Deste modo, a Educação Física tem refletido seus caminhos no sentido de atender a essas necessidades emergentes, mas que devem também ser construídas a partir da atuação dos profissionais da área no ensino básico, integrando os conhecimentos teóricos à prática pedagógica, criando uma cultura de iniciação da prática esportiva, do exercício físico-corporal para a saúde e visando uma melhor qualidade de vida e lazer.
Assim, com o reconhecimento da importância da Educação Física como uma condição para a melhoria da qualidade de vida da população, este curso de Licenciatura Plena em Educação Física deverá contemplar, em seu processo de formação, o preparo de profissionais capazes de estimular e desenvolver habilidades que proporcionem a conquista de um estilo de vida ativa e saudável, além de atender às diferentes manifestações da cultura do movimento, valorizando questões de ordem sociopolíticas e culturais.
Desta forma, o Curso de Educação Física das Faculdades ESEFAP, Licenciatura, se constitui numa unidade de formação de Professores da Educação Básica contemplando, em seus conteúdos curriculares, a Prática de Ensino como um eixo articulador dos demais conteúdos curriculares de natureza científico-cultural em toda sua extensão de desenvolvimento. Os estágios curriculares supervisionados atendem a um projeto específico, contemplados a partir da segunda metade do curso.
Resumo
Nome do Curso: Licenciatura em Educação Física
Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento:
O curso de Educação Física, mantida pelo Instituição Paulista de Ensino e Cultura – IPEC, foi autorizado pelo Parecer da CESu nº 592/70 (Processo 860/70) e teve seu Reconhecimento concedido pelo Decreto nº 73.146 de 12 de novembro de 1973 e Renovação de Reconhecimento pela Portaria nº 1094, de 24 de dezembro de 2015.
Regime escolar: Seriado Semestral
Integralização Máxima: 10 (doze) semestres
Corpo Docente
Nome | Currículo |
---|