RIbeirão Pires: IES realiza a I Feira de Ciências

Data: 13/12/2018 | 0 Comentário

Com o objetivo de promover trabalhos que estimulem e despertem o interesse pela investigação científica, o desenvolvimento de habilidades específicas e a interação comunidade/escola, além de desenvolver o senso crítico e o senso de cooperação, no dia 21 de novembro, a Faculdade de Ribeirão Pires realizou a I Feira de Ciências.

Organizada pelo professor João Paulo Marigo Cerezoli,  o evento contou com a presença dos alunos da EMEI Abdalla Chied, juntamente com a prefeitura de Ribeirão Pires, e elaborada pelos alunos do 5º e 6º semestres do período matutino e noturno.

Tendo como público-alvo alunos, funcionários, professores e visitantes, as atividades da Feira foram determinantes e requisitaram o básico para os estudantes cumprirem o conteúdo da disciplina “Fundamentos e Práticas do Ensino de Ciências”.

A realização de uma Feira de Ciências na escola foi uma grande oportunidade para que os alunos de Pedagogia colocassem em prática os conceitos vistos em sala de aula, temas associados às cinco grandes Ciências: Biologia, Astronomia, Física, Química e Geologia de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular.

Os temas abordados pela turma da manhã foram: Vida e Importância das Borboletas; O Sistema Solar e os Planetas que o compõem; Microrganismos e a Saúde; Eletromagnetismo e a Bobina de Tesla; A História das Abelhas e sua Importância; Amoeba Magnética; Eletrostática e a Máquina de Choque e O Segredo dos Vulcões.

Já os alunos do período noturno desenvolveram: O Fascinante Mundo das Plantas Carnívoras; A Fantástica História dos Dinossauros; Poluição dos Rios; As Doenças Associadas ao Aedes aegypti; Experimentos de Microscopia Celular e Projetor de Celular; Os Animais e sua Extinção; Fundamentos da Energia Eólica; Pressão Arterial e Índices Glicêmicos.