Notícias

UNIESP – Rancharia: Acontece a 2ª Semana de Educação Física na Faculdade de Rancharia

Data: 19/09/2017 | 0 Comentário

Nos dias 31 de agosto, 01 e 06 de setembro ocorreu, na Faculdade de Rancharia a 2ª Semana de Educação Física. Cada vez mais os esportes vêm revolucionando as escolas no país. A preocupação no ensino vem crescendo e uma maneira de incentivo aos nossos alunos é buscar o desenvolvimento nos esportes. Por isso, a importância do esporte na educação.

A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.

O esporte como um instrumento pedagógico precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social. O campo pedagógico do esporte é um campo aberto para a exploração de novos sentidos e significados, ou seja, permite que sejam explorados pela ação dos educadores envolvidos nas diferentes situações. Além de ampliar o campo experimental do indivíduo, criar obrigações, estimula a personalidade intelectual e física, oferecendo chances reais de integração social.

Durante a 2ª semana de Educação Física ocorreram duas homenagens, uma ao Prof. Armando Netto e outra ao Polaco (incentivador do esporte amador de Rancharia). Além das homenagens, tivemos três palestras, uma sobre “O esporte na educação”, a segunda sobre a “A Capoeira na educação” e para finalizar “Maculelê na 3ª idade”, ministrada pelo Professor Alexandre F. Felizatti “Xandy”.

Já na sexta-feira, 01 de setembro as homenagens foram ao Boni, incentivador do futebol amador de Rancharia, além do Sansei Tosho e do Sansei Paulino, incentivador do judô de Rancharia, as palestras O corpo em desenvolvimento” e “A Educação Física e o Esporte no desenvolvimento integral da criança.”. No fechamento do evento, no dia 06 de  setembro aconteceu o I agita FRAN.