FAPEPE avalia as atividades de 2020

Data: 08/03/2021 | 0 Comentário

A FAPEPE está iniciando suas atividades acadêmicas em 2021, ainda no ensino remoto emergencial, seguindo as recomendações do Plano São Paulo no que tange a educação.

Antes de pensar na retomada com professores e alunos, porém, a equipe da FAPEPE avaliou as atividades do ano de 2020. A rotina de uma instituição de ensino foi bastante alterada no ano anterior devido ao distanciamento social em virtude da COVID-19 e, consequentemente, da implantação do Ensino Remoto Emergencial.

Em conversa com os coordenadores de curso da FAPEPE, eles puderam expressar suas impressões a respeito do ano anterior e as expectativas para 2021.

O coordenador do curso de Enfermagem, Prof. Felipe Perucci, foi o primeiro a se manifestar a respeito da seriedade do período no qual estamos vivendo, e pontuou que, por mais que as pessoas sintam falta do contato, o distanciamento é imprescindível para diminuir a propagação do vírus. E completando a sua fala, a Prof. Gilnete Leite, coordenadora de Engenharia Civil, enfatizou que esse distanciamento físico foi substituído por ferramentas de tecnologia que auxiliaram na integração, mesmo que virtual.

De acordo com as Professoras Lilian Andrade e Larissa Trindade, Coordenadoras de Pedagogia e Educação Física, respectivamente, a modalidade baseada em atividades remotas síncronas e assíncronas foi um grande desafio para a instituição, professores e alunos que precisaram se adaptar rapidamente.

Corroborando com Andrade, o Prof. Marcio Correa, do curso de Administração, pontuou que, apesar da mudança repentina, houve muita superação e ficou surpreso com os resultados. Completando a fala do administrador, o coordenador do Curso de Direito, Prof. Julio Pretti, ressaltou que a utilização das salas virtuais, mesmo no retorno presencial, serão espaços ricos para troca de material, de experiências e arquivos.

Finalizando a discussão, a Prof. Ieda Benedetti falou a todos dos impactos emocionais durante este período e das possibilidades de suporte para amenizar, inclusive apresentando o projeto da Clínica do Curso de Psicologia.

Encerrando o bate papo descontraído e regado de detalhes de cada curso, resumidos aqui neste texto, a diretora da FAPEPE, Prof. Lilian Moreira, agradeceu o apoio de todos durante o ano de 2020, completou que espera contar com toda a equipe com a mesma garra agora em 2021, e que de todas essas mudanças muita experiência boa precisa ser registrada e sempre relembrada, como por exemplo os eventos, semanas de cursos, treinamentos, dentre outros que foram realizados virtualmente, com a possibilidade da participação e integração de outras unidade do grupo, palestrantes de outras cidades, estados, da Europa, da América do Sul, entre outros locais. Isso foi enriquecedor, finaliza.