CURSOS




Administração

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3000 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

O Curso de Administração da Faculdade de Presidente Prudente está estruturado para formar bacharéis em Administração, com capacidade para atuar em atividades próprias ao campo profissional do Administrador, como profissional liberal ou não, utilizando-se de sua criatividade e autonomia construídas ao longo do curso para promover o desenvolvimento das organizações e sociedade compreendendo também o macro ambiente e as relações nele existentes.

Para tanto, em consonância com as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Administração (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2005), esse curso prima para que os formandos tenham capacidade e aptidão “para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador”.

Constituído por um projeto de bacharelado, a formação de administradores é o elemento central do curso de Administração da FAPEPE e a idéia que norteia todo esse curso é a que o graduado esteja preparado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional, com a finalidade de atender as particularidades regionais e locais onde está inserido.

Dessa forma, à elaboração do Projeto Pedagógico do Curso é necessária a incorporação de conteúdos indispensáveis ao administrador em formação, tais como: comunicação interpessoal, ética profissional, capacidade de adaptação desses conteúdos às necessidades da região e de seu entorno. Além disso, esse projeto está estruturado nos princípios gerais de uma sólida formação teórica e instrumental.

Nesta esteira, o curso de Administração da FAPEPE concebe seu currículo como uma arquitetura organicamente articulada para garantir a aquisição das competências e das habilidades do graduado em Administração. A preocupação com a atualidade dos conteúdos está contemplada tanto na elaboração da estrutura curricular do curso, assim como nas suas atividades didáticas, teóricas e práticas.

Perfil Profissional

O Projeto Pedagógico do Curso de Administração da FAPEPE incorpora o que as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Administração (Conselho Nacional de Educação, 2005) definem como perfil dos administradores. Assim, ao final do processo de formação, deverá apresentar capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

Em outras palavras, especificamente, o administrador deve:

- ter a capacidade para compreender e refletir sobre a heterogeneidade das demandas sociais;
- ser capaz de pensar e repensar o contexto geral dos negócios;
- ser ético na profissão e capaz de compreender sua formação profissional como um processo contínuo, autônomo e permanente; e
- ser comprometido com a sociedade e com o ambiente das futuras gerações, valorizando princípios éticos e de cidadania.

Mercado de Trabalho

Não falta trabalho para esse profissional, que tem espaço em qualquer região do país e em empresas dos mais diversos setores desde hospitais, fábricas e escolas até ONGs e empresas dedicadas ao comércio pela internet. Para exercer a profissão, é preciso obter o registro profissional no Conselho Regional de Administração.

Objetivos

O curso de Administração - Destina-se à formação de profissional que gerencie organização, tendo oportunidade de desenvolver tarefas nos mais diversos setores econômicos e produtivos do país, bem como à preparação de novos empreendedores e docentes/pesquisadores.

O curso de Administração objetiva a formação de administradores voltados e capacitados para a realização do sucesso das organizações, onde atuam ou venham a atuar, e para a prática da cidadania.

Nas habilitações ora propostas, objetiva-se a formação de um profissional generalista, capaz de buscar o sucesso das organizações, em qualquer área de atuação.

Formar administradores com visão sistêmica com relação às organizações e suas partes (intravisão) e com relação ao contexto sócio-econômico-político-cultural em que tais organizações estão inseridas (intervisão); formar administradores com habilidades para empreendimentos e análise crítica das organizações, de forma a promoverem e anteciparem transformações estruturais necessárias ao sucesso das mesmas; formar administradores que busquem o aprimoramento contínuo e valorizem a educação continua como novo paradigma de aperfeiçoamento

Regulamento e Materiais: Disponíveis no site do NAE. Clique aqui para acessar.

Atividades Complementares: 200 horas.

Estágio Supervisionado: 300 horas.

* Optativas: "Libras", "Formação de Novos Gestores – Comportamento Organizacional", "Gestão Ambiental", "Sistemas Integrados e Comércio", "Gestão Hospitalar".

 

 

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
Portaria nº 268/2017 - 1
Portaria nº 268/2017 - 2
PPC - Projeto Pedagógico de Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo