CURSOS




Educação Física

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3400 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

O Curso é organizado de modo a formar profissionais eticamente comprometidos e tecnicamente competentes para o correto exercício da docência na Educação Física Escolar. Pretende-se ainda que o Licenciado Pleno em Educação Física seja portador de uma base humanista imprescindível para o desempenho de suas atribuições. Considerando a realidade regional e nacional, os licenciados são capacitados para atender as exigências apontadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, referentes à formação de professores para a Educação Básica CNE/CP nº 1/2002, bem como às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Educação Física CNE/CES nº 7. 

Os conteúdos curriculares do curso de Educação Física da FAPEPE são guiados pelo critério da orientação científica, da integração teoria e prática e do conhecimento do homem e sua corporeidade, da cultura, da sociedade, da natureza e das possibilidades de interação desses conceitos que permitam a intervenção profissional, com ênfase na docência, tendo em vista que se trata de um curso de Licenciatura. Eles possibilitam uma formação abrangente para a competência profissional de um trabalho com seres humanos em contextos histórico-sociais específicos, promovendo um contínuo diálogo entre as áreas de conhecimento científico e as especificidades da Educação Física Escolar. Nesta formação, a educação é objeto de estudo e investigação.

O objetivo da estrutura curricular é contemplar fundamentos filosófico-históricos, sociológicos, pedagógicos e psicológicos que auxiliem na compreensão dos fenômenos educacionais e na especificidade do trabalho docente considerando a dinâmica existente entre a relação pedagógica e a formação profissional especifica nas diferentes áreas do conhecimento que completam a formação oferecida pelo curso.

Além do conjunto das disciplinas, o Estágio Supervisionado, o Trabalho de Conclusão de Curso, as Atividades Complementares e as Práticas Curriculares compõem a estrutura curricular do curso. 

Missão do Curso

O curso de Educação Física da FAPEPE tem como missão viabilizar uma formação humana e profissional que possibilite exercer com ética, eficiência e competência o papel do professor de Educação Física Escolar. Considerando a realidade regional e nacional, os licenciados são capacitados para atender as novas exigências apontadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, referentes à formação de professores para a Educação Básica.

Objetivos do Curso

Geral

O objetivo geral do curso de licenciatura da FAPEPE está definido nos mesmos termos do objetivo geral da Graduação: “formação de um profissional competente, socialmente crítico e responsável pelos destinos de uma sociedade que se deseja justa, igualitária, democrática e autossustentável”. Assim, o desígnio fundamental do curso de Licenciatura em Educação Física da FAPEPE é oferecer uma formação qualificada, contribuindo socialmente aos anseios da comunidade, por meio de uma atuação pautada no ensino, pesquisa e extensão, como processos integrantes da qualificação profissional.

Específicos

- Formar um docente que compreenda o contexto da realidade social da escola brasileira (seus valores, representações, história e práticas institucionais) de modo a poder assumir uma postura crítica e responsável de transformação dessa realidade.
- Preparar um profissional que possa orientar suas escolhas e decisões profissionais por princípios éticos, tais quais: aceitação das diferenças, combate à intolerância, pela superação de preconceitos, pela aceitação da diversidade dos alunos e, sobretudo, partindo do princípio de que todo aluno é capaz de aprender, independentemente da condição social a que pertence.
- Fomentar a caráter pesquisador e questionador acerca da realidade, considerando que a pergunta ó o primeiro passo da pesquisa, o seu problema. 

Perfil do Egresso

O Profissional de Educação Física formado pela FAPEPE dispõe de uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificada para o exercício profissional com base no rigor científico e intelectual, pautada em princípios éticos. É formado para estudar, pesquisar, esclarecer e intervir profissional e academicamente no contexto específico e histórico-cultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural de modo a atender as diferentes manifestações e expressões da Cultura Corporal de Movimento.

O campo de atuação do profissional de Educação Física é pleno na área da Licenciatura e nas suas diversas formas de manifestações no âmbito da cultura e do movimento Humano intencional. Através das atividades físicas, esportivas e similares, sejam elas formais e não formais (tais como: ginástica, esporte, jogos, danças, lutas, artes marciais, exercícios físicos, musculação entre tantas outras). Este campo é delimitado pela capacidade profissional de coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, conforme indicado pela Lei 9.696/98.

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Estágio Supervisionado do Curso
Matriz Curricular do Curso
Portaria de Reconhecimento
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Regulamento do TCC

Corpo Docente


Nome Email Currículo