AULA AOS ALUNOS SOBRE TEMAS DAS PROVAS ANTERIORES (ENADE), COM O USO DA FERRAMENTA METODOLOGIA ATIVA.

Data: 23/10/2023 | 0 Comentário

A avaliação do Enade nos cursos de Saúde é o exame que possui como objetivo segundo a Lei 10.861/2004 (Sinaes), avaliar o rendimento e o desempenho dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Sabemos que o Enade trouxe para a educação superior um cenário desafiador no que tange a qualidade do percurso formativo dos cursos de graduação.

Para isso como toda IES (Instituição de Ensino Superior); também buscamos bons conceitos no Enade, mas sabemos que também trazem subsídios para aperfeiçoamento de todo o processo de ensino, desenvolvimento e aprendizagem, bem como, a adequação e impulso da empregabilidade de seus egressos.

Desde o início do semestre as aulas acontecem às segundas feira e eventualmente nos sábados e são ministradas pelo Diretor e Professor Me Paulo Henrique Ansaldi, Coordenadora e Professora Me Nadir Barbosa Silva; Professora Me Delma Gonçalves; Professora Me Patrícia Romano; Professora Dra. Jéssia Fernandes; Professor Dr. Ronaldo Aparecido da Silva, onde todos procuram trabalhar conteúdo que são abordados nas provas anteriores do ENADE e assuntos atuais sobre política, COVID, conhecimentos gerais, ética e cidadania, direitos humanos e conteúdo específicos da área da Enfermagem.

A metodologia escolhida foram as metodologias ativas, como o OSCE (Objective Structured Clinical Examination), emergiram como abordagens eficazes e inovadoras modificando o cenário tradicional de ensino. Estas práticas pedagógicas se destacaram por sua capacidade de promover um envolvimento profundo do aluno no processo de aprendizagem. Pensando nisso e sabendo as dificuldades e adversidades que iríamos enfrentar com alunos que embora tenham chegado nessa etapa final de aprendizado, alguns ainda apresentam desconhecimento da sua responsabilidade, no início alguns ainda apresentam resistência ao simples fato de ler e entender textos, alguns faltam ou não demonstram interesse ou vontade de aprender, enfim, a adoção dessas metodologias não foi isenta de desafios. Por isso, procuramos conscientizar o aluno da sua responsabilidade com o curso e sua futura profissão, e a resposta foi inegavelmente positiva, esse feedback de interesse e motivação, acontece gradualmente dia a dia nos encontros, procuramos trabalhar as bases conceituais dentro de um cronograma de aulas com conteúdos específicos, definidos pelas diretrizes curriculares do curso de enfermagem, como, teorias e práticas relevantes para a área específica, há ainda a  preocupação de se trabalhar assuntos inerentes a sua formação geral para avaliar o conhecimento e as competências do aluno. Na prática os alunos são divididos em grupos de no máximo cinco componentes, se reúnem em salas de estudos individuais, discutem os assuntos sejam elas questões de provas anteriores ou assuntos específicos da área de enfermagem como Processo de Enfermagem com Raciocínio clinico, Modelos de Assistência de enfermagem, Segurança do Paciente e Aspectos éticos-jurídicos do processo de enfermagem em relação ao prontuário do paciente e sua validade e confiabilidade, como a ética e o sigilo profissional, entre, outras competências e habilidades que o enfermeiro precisa conhecer e colocar em prática como a Enfermagem baseada em evidências clínicas e epidemiológicas.

Resultados: Entre as barreiras significativas enfrentadas, destacou-se a resistência à mudança por parte dos discentes, a superação desses obstáculos exigindo um comprometimento intenso do professor, com  investimento de horas de estudos em busca de ferramentas que possam encantar e fazer o aluno ter vontade de estar a aula, seu absenteísmo com as faltas diminuíram e hoje quando algum aluno precisa faltar por motivo de doença ou problemas familiares, existe uma preocupação em avisar o professor e mostrar que gostaria de estar presente. Nosso princípio ético como docente é não medir esforços para capacitar, estimular e fazer com que o aluno tenha um aprendizado de qualidade e com responsabilidade por parte da Instituição e do docente. Conclusão: Esses desafios deram lugar para melhorias no comportamento, no emocional e as suas atitudes, hoje o aluno apresenta maior responsabilidade com a sua escolha e a sua futura profissão, apresentam um avanço na profissão com conhecimento e habilidade de forma mais eficaz para enfrentarem os desafios do mundo real.

Prof.ª Ma. Nadir Barbosa Silva