FAMA lança o Projeto Melhor Idade em parceria com seus egressos

Data: 05/10/2023 | 0 Comentário

A Faculdade de Mauá – FAMA, através do curso de Enfermagem, lançou em meados de agosto o “Projeto Melhor Idade” em parceria com alunos egressos da Instituição, Sr. Rafael Paulino da Silva, formado em Sistemas de Informação pela FAMA e Dra. Walquiria Silva Souza, Enfermeira formada pela FAMA além do Dr.Wesley Paz e Silva, advogado e membro da comunidade externa.

O Projeto visa atender 30 pessoas com idade a partir de 60 anos e possui como objetivo promover a inclusão das pessoas idosas no ambiente da Faculdade Fama, acolher e atender essa população dentro do projeto que propõe: oferecer um momento de convivência e integração com as pessoas da maior idade; de informação, de empoderamento e de participação social e institucional. O projeto ainda visa proporcionar uma etapa de vida saudável, com aquisição de conhecimentos e que leve o idoso a estar inserido socialmente. Procurar adaptar o idoso  da melhor forma com essa faixa etária; valorizá-los através do conhecimento dos seus direitos, por meio do estatuto do idoso, esclarecendo sobre a cartilha do idoso e da inserção social; motivar os idosos a viver com maior alegria e aproveitar suas experiências de vida como fator positivo; proporcionar informações importantes para a idade, esclarecer dúvidas sobre temas relacionados à saúde, a aposentadoria, movimentos bancários e a modernidade; promover o conhecimento e integrá-los às TIC’s (Tecnologia, informação e comunicação) e despertar o interesse pela arte, pela dança, pela música e pela literatura.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que idosos são os indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos. No Brasil, mais de 28 milhões de pessoas estão inseridas nessa faixa etária, representando 13% da população. Conforme a Projeção da População, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esses números tendem a dobrar nas próximas décadas (RETRATOS, 2019).

O processo de envelhecimento humano é caracterizado por uma série de fatores sociais, culturais, cognitivos, ambientais e fisiológicos que juntos formam a subjetividade de cada indivíduo e o modo como encaram este processo. O crescimento da população idosa no Brasil vem aumentando e por essa razão surge a necessidade de políticas públicas e projetos que venham de encontro com a necessidade dos mesmos, para melhorar seu convívio social e inseri-los na sociedade.

Com esse propósito a Faculdade de Mauá, através do Curso de Graduação de Enfermagem, oferece o Projeto que possui por objetivo promover a inclusão das pessoas idosas no ambiente da Faculdade Fama, acolher e atender essa população dentro do projeto que propõe: oferecer um momento de convivência e integração com as pessoas da maior idade; de informação, de empoderamento e de participação social e institucional.

Os encontros acontecem aos sábados sob a supervisão da Direção da IES e da Coordenação do curso de Enfermagem, que serve de “guarda-chuvas” para outras tantas possibilidades que farão parte dos escopos do Projeto.

Importante frisar que a Uniesp, mantenedora da Faculdade de Mauá, tem demonstrado um olhar muito carinhoso a esta faixa etária e tem feito esforços no sentido de garantir acesso ao Ensino Superior para este setor, seja por meio de facilidades metodológicas, seja por bolsas de estudo específicas, e seja pelas boas condições de acessibilidade que os prédios do grupo apresentam.

Muitas novidades veem por aí...