Faculdade de Mauá recebe nota "4" em Avaliação de Recredenciamento Institucional

Data: 19/06/2023 | 0 Comentário

Diferentemente das Escolas Privadas e Públicas de Educação Básica, que compreendem a educação infantil, o ensino fundamental – dividido em anos iniciais e finais – e o ensino médio, que são supervisionados diretamente por Diretorias Regionais de Ensino, as Instituições de Ensino Superior são supervisionadas e avaliadas diretamente pelo Ministério da Educação - MEC através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, instituído pela LEI Nº 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004. que estabelece as regras para avaliações internas e externas que servirão de referencial para o credenciamento e a renovação de credenciamento (recredenciamento) de instituições de educação superior, a autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos de graduação. Dito isto, desde 2022, a Faculdade de Mauá - FAMA vem passando por processos de avaliação que incluem a visita in-loco de comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP em processos de autorização de curso e Recredenciamento Institucional, além de processos de Renovação de reconhecimento dos cursos existentes na IES e que tiveram suas portarias publicadas automaticamente, sem necessidade de avaliação in-loco pelo MEC, dado o bom desempenho no conjunto das avaliações. Quando das visitas in-loco, após o término da avaliação, o MEC, figurado na comissão de avaliação, emite uma nota que varia numa escala de 1 a 5 para o processo em análise. Em 2022 após a visita do INEP, o Curso de Direito da FAMA, obteve nota máxima, “5” pelo MEC. Em 2023, precisamente em março, a FAMA obteve nota “4” no processo de autorização do curso de Psicologia. Já agora, neste mês de junho, a Faculdade de Mauá passou por processo de Recredenciamento Institucional, que ocorre periodicamente a cada cinco anos, obtendo nota “4” pelo MEC. Em breve receberemos mais duas visitas, a primeira de autorização para o curso de Odontologia e a segunda, de Renovação de Reconhecimento do curso de Enfermagem, processo que ocorre a cada três anos. Os bons resultados listados não foram atingidos ao acaso. São frutos do trabalho de uma equipe competente (Mantenedora, Equipe Coorporativa, Professores(as), Supervisores(as) de Estágio, Corpo Técnico Administrativo, Corpo Operacional e Alunos(as)) que fazem da FAMA uma Faculdade diferenciada, que presta serviços de qualidade a alunos e comunidade, e que vem se destacando indiscutivelmente como a Faculdade mais importante da cidade de Mauá. É nesta toada que a FAMA reage no Pós Pandemia, mais viva e saudável que nunca, já anunciando as boas vindas dos novos cursos, que junto aos outros nove cursos da FAMA perfazerão o maior rol de cursos presenciais oferecidos na cidade de Mauá.