CURSOS




Nutrição

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial





3200 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É a ciência que investiga e controla a relação homem-alimento. O nutricionista planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, etc. Ele define os cardápios das refeições, sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais de clientes, pacientes ou hóspedes. Orienta e prescreve dietas individuais e, para garantir a qualidade, seleciona os fornecedores, controla matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos.

Mercado de Trabalho

O mercado está aquecido para o nutricionista. Os egressos encontram oportunidades em clínicas, hospitais, restaurantes, organizações não governamentais para lidar com projetos de segurança alimentar e nutricional. No setor público, há muitos concursos para atuar em programas de alimentação e saúde, principalmente no âmbito municipal. Também redes varejistas, como supermercados, restaurantes, padarias e bufês, contam assiduamente com os graduados. Na área clínica o nutricionista auxilia as pessoas quanto à prevenção e tratamento de doenças com uma alimentação balanceada e adequada.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

A maioria das disciplinas do currículo básico é da área médica, como fisiologia, anatomia e bioquímica. Mas boa parte do curso é dirigida à formação profissional, com aulas teóricas e práticas sobre qualidade nutricional dos alimentos, educação e higiene alimentar e avaliação nutricional. Nas aulas práticas de laboratório, o aluno aprende técnicas de preparo e conservação dos alimentos e investiga as transformações que eles sofrem antes de ser disponibilizados para o consumo. As disciplinas de patologia, farmacologia, dietoterapia e microbiologia dos alimentos complementam a formação profissional. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.

Estágio Supervisionado

Nós, da UNIESP, realizamos treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

 
Estágio Supervisionado: 684 horas
Atividades Complementares: 80 horas  

 

Conceito do Curso: 3 (2014)

 

Portaria de Autorização: 1816 de 22/12/2009

 

PORTARIA DE RECONHECIMENTO: 304 de 16/04/2015

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Manual de Biossegurança no laboratório de Bromatologia
Manual de estágio curricular obrigatório
Manual de técnica e dietética
Manual do Laboratório de Avaliação Nutricional
Manual do TCC
Portaria de Renovação do Curso
Portaria de Renovação do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo