CURSOS




Administração

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3500 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação

A proposta do Curso de Bacharelado em Administração vem ao encontro de uma demanda latente por cursos que primem pela qualidade do ensino e da pesquisa e desejem estar atualizados com o meio ambiente operacional, tático e até mesmo estratégico das empresas. Este ambiente, como se sabe, vem passando por mudanças bruscas no campo tecnológico, do conhecimento, na busca pela qualidade total e por mudanças de estruturas organizacionais e relações humanas.

            O futuro profissional Administrador deve possuir um desempenho tanto em atividades operacionais, como ter a possibilidade de demonstrar seus conhecimentos no auxílio e proposição de possíveis alternativas de solução em atividades executivas no âmbito gerencial, como também para o exercício da prática administrativa.  

             Nos diversos campos do conhecimento da Administração tem sido grande as solicitações por profissionais qualificados, que possam fazer face aos crescentes desafios demandados pela complexidade econômica e empresarial, num mundo cada vez mais globalizado, em que a competição é acirrada e, em que as organizações buscam a qualidade total e a liderança empresarial.
 

Objetivo Geral

O objetivo do Curso de Bacharelado em Administração é propiciar ao aluno uma formação científica, ética e humanista, dotada de necessário criticismo, no sentido de fomentar, desenvolver e promover a competência técnica do Bacharel em Administração para planejar, liderar pessoas, organizar e controlar recursos em geral, bem como enfrentar crises e situações de desafios, valendo-se do uso de novas Bacharelados e, a partir de então, tomar decisões, nas mais diversas organizações, inclusive as de terceiro setor, visando a otimização de resultados.

Objetivo Especifico

Possibilitar o conhecimento e a compreensão das formas de utilização dos instrumentos e das técnicas modernas de gestão e de administração;
Incentivar o espírito empreendedor,
Incentivar os participantes do curso à elaboração e execução de planos de desenvolvimento coerentes com a realidade local, visando à melhoria da qualidade de vida e à sobrevivência das organizações;
Conhecer o papel estratégico da Administração na definição de projetos para diferentes tipos de organizações;Incentivar a adoção de novas atitudes e a prática de novos comportamentos que possibilitem o desenvolvimento grupal no âmbito das organizações;
Motivar a adoção de uma atitude autocrítica permanente ante os novos modelos de gestão e de organização;
Estimular o constante aprimoramento intelectual e profissional:
Estimular parcerias com instituições e organizações governamentais e não governamentais, como forma de promoção do bem estar comunitário.

A organização do Curso de Graduação em Administração, observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Pareceres desta Câmara, indicará claramente o regime de oferta, os componentes curriculares, o estágio curricular supervisionado, as atividades complementares, a monografia como componente opcional da Instituição, o sistema de avaliação, o perfil do formando, as competências e habilidades, os conteúdos curriculares e a duração do curso, sem prejuízo de outros aspectos que tornem consistente o referido projeto pedagógico.

 

Diferencial do Curso

Na Faculdade de Mauá – FAMA, o curso de Administração é desenvolvido por meio de aulas teóricas e práticas, proporcionando aos alunos a correlação entre os conhecimentos acadêmicos com a prática profissional. A equipe de professores é constituída por profissionais experientes, criativos e com sólida formação acadêmica. Como diferencial, a FAMA desenvolve o estágio supervisionado por meio de visitas em diversas empresas, para que os alunos possam estabelecer o relacionamento entre o ensino e a aprendizagem no ambiente de trabalho. São oferecidas condições para o estímulo e fomento ao Empreendedorismo, por meio da Empresa Jr. e o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão com a tutoria de docentes e a parceria com empresas da Região do Grande ABC.

 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para profissionais da área de Administração é bastante amplo. Isto se deve ao fato de um administrador poder trabalhar em empresas de diversos portes e em diferentes setores da economia. Este profissional pode trabalhar em empresas privadas, em órgãos públicos e no terceiro setor. Também pode atuar como autônomo (prestando consultorias) e até abrir seu próprio negócio. Polos industriais e grandes centros urbanos concentram as melhores oportunidades de emprego para administradores.

Perfil do Administrador

O profissional, a par da visão especializada para operação, desenvolverá competências profissionais da área para que possa inscrever sua profissão em uma percepção fundamentada na gestão dos recursos existentes nas empresas, sejam eles próprios ou de terceiros, financeiros ou não, possibilitando uma compreensão dos processos existentes e as suas várias vertentes, com domínio pleno de suas técnicas.

            O profissional egresso deverá ter adquirido competências para compreender, interpretar e operacionalizar as diversas funções existentes nas organizações, com as seguintes características de:

- propiciar ao aluno uma formação científica, ética e humanista, dotada de necessário criticismo, no sentido de fomentar, desenvolver e promover a competência técnica do Bacharel em Administração para planejar, liderar pessoas, organizar e controlar recursos em geral, bem como enfrentar crises e situações de desafios, valendo-se do uso de novas Bacharelados e, a partir de então, tomar decisões, nas mais diversas organizações, inclusive as de terceiro setor, visando a otimização de resultados.

Além dessas habilidades o egresso deverá ter competência para:

- Aplicar os conhecimentos na prática, tanto em sua área de estudo quanto em sua profissão;

- Ter responsabilidade social e compromisso cidadão;

- Ser capaz de comunicar-se de forma oral e escrita em seu meio social;

- Utilizar Bacharelados da informação e da comunicação;

- Buscar atualização constante em seu meio;

- Avaliar criticamente os processos em que esteja envolvido, tendo sempre a autocrítica como lastro;

- Atuar sempre em novas situações tendo em vista o dinamismo das organizações, sempre de forma crítica, identificando e apresentando soluções para problemas, e, quando necessário, solucionando os mesmos;

- Tomar decisões em momentos neutros ou sob pressão;

- Trabalhar em equipe;

- Ser comprometido com o meio ambiente;

- Valorizar e respeitar a diversidade e multiculturalidade;

- Ter Compromisso ético, e,

- Ter compromisso com a qualidade como um todo.

 

Carga horária do Estágio Supervisionado: 300 horas

Carga horária das Atividades Complementares: 200 horas

 

Conceito do Curso: 3 (2019)

 

Portaria de Autorização: 1734 de 06/08/2001

 

PORTARIA DE RECONHECIMENTO: 1.087 de 14/12/2006*

 

RENOVACAO DE RECONHECIMENTO: 703 de 18/12/2013

Informações Gerais


Documento Download
Calendário Oficial 2019.1
Estrutura Curricular Administração 2016 e 2018
Manual de Estágio Supervisionado
Matriz 2016 - Manual Atividades Complementares Administracao
MATRIZ 2016 - Manual de Estágio Administração
MATRIZ 2018 - Manual Atividades Complementares Administracao
MATRIZ 2018 -Manual Supervisionado Administração
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo