Maestro João Carlos Martins, Fernando Costa, Cláudia Pereira e alunos do Grupo Educacional Uniesp

Em uma década de história de vida, o Grupo Educacional Uniesp aprendeu que o conhecimento é a razão da existência humana e ensina que a inclusão educacional pode e deve ser praticada com arte e cultura.

Educação e Cultura: este foi o binômio do evento que reuniu, na maior e melhor sala de espetáculos da América Latina, a Sala São Paulo, a Orquestra Filarmônica Bachiana, regida pelo querido maestro João Carlos Martins, o coral dos meninos de Paraisópolis e a essência da escola de samba campeã do carnaval paulistano de 2011, a Vai-Vai.

Pais e filhos da família Uniesp

INCLUSÃO COM ARTE significou uma justa homenagem da Instituição a toda comunidade acadêmica, em especial aos nossos alunos universitários, vindos de camadas mais humildes da população e que hoje estudam graças aos Programas Sociais dos Governos Federal e Estadual, aos quais o Grupo Educacional Uniesp sempre esteve alinhado, pois representam políticas públicas que atendem os jovens carentes.

Universitários dos Programas Sociais

Esteve presente no ato do primeiro documento de adesão ao PROUNI, mesmo sem vantagens diretas, as isenções fiscais. Foi pioneiro nas ações do Programa Estadual "Escola da Família" e apóia, incondicionalmente, o NOVO FIES, que agora proporciona a todos o acesso ao ensino superior neste país.

Fernando Costa, presidente do Grupo Educacional Uniesp, agradece aos governos Estadual e Federal pelos programas de inclusão de brasileiros no Ensino Superior, convergentes à Missão dessa Instituição, que sempre praticou a Educação para todos como forma de combater a desigualdade social.

"Momento inesquecível na minha vida: o de poder realizar este concerto na Sala São Paulo, dedicado aos nossos alunos universitários dos Programas de Educação do Governo e aos professores de todas as nossas unidades educacionais. Agradeço a Deus por me dar forças na superação dos obstáculos que surgem na missão de servir a pátria, que precisa de todos unidos na construção de uma educação solidária"

Orquestra Filarmônica Bachiana, maestro João Carlos Martins, Coral de jovens de Paraisópolis e integrantes da Escola de Samba Vai-Vai

Maestro João Carlos Martins ao piano

Fernando Costa e o maestro João Carlos Martins

Grupo Educacional Uniesp

O Mantenedor Educacional tem a responsabilidade de servir sua cidade, seu estado, seu país na missão de proporcionar aos jovens cidadãos a oportunidade de melhorar suas vidas pelo conhecimento. Essa responsabilidade se materializa na edificação do binômio educação-cultura. Este evento, Inclusão com Arte, é produzido com todo cuidado para comemorar a conquista da cidadania. E não estamos sozinhos. Estamos na companhia do Governo Federal e do Governo Estadual que apontam, com suas políticas públicas, para o caminho da inclusão educacional. É o resgate da dignidade de nossa sofrida, lutadora, mas agora, confiante gente. Por isso, chamamos nossos alunos do Novo Fies, Prouni e Escola da Família para brindar conosco estes importantes momentos de arte e cultura.

O maestro João Carlos Martins

O maestro João Carlos Martins se eleva a um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando para a regência sua paixão pela música.

A Orquestra Filarmônica Bachiana

A qualidade dos músicos da Filarmônica Bachiana, selecionados entre as melhores orquestras brasileiras, tem sido elogiada pelo mundo afora. São profissionais que fazem questão de aprimorar seu talento com trabalho e estudo. Assim, a orquestra, fundada em 2004, não tardou a ganhar o merecido reconhecimento. Após quatro temporadas em que se apresentou pelo Brasil, encantou o público americano com quatro atuações de gala, sendo duas no Carnegie Hall em 2007 e 2008 e duas no Lincoln Center em 2009 e 2010 - NY.

O coral A música venceu

Formado por jovens da comunidade de Paraisópolis que tiveram iniciação musical desenvolvida pela Fundação Bachiana com metodologia do maestro João Carlos Martins. No ano de 2010, o coral já se apresentou na Sala São Paulo, HSBC Hall e teve uma participação especial na novela Viver a Vida da Rede Globo.

A escola de samba Vai-Vai

No início do século, havia no bairro do Bixiga um time de futebol e grupo carnavalesco chamado Cai-Cai, que utilizava as cores preto e branco. Por volta de 1928, um grupo de amigos, liderados por Livinho e Benedito Sardinha, ajudava a animar os jogos e as festas realizadas pelo Cai-Cai, porém eram sempre vistos como penetras e arruaceiros, sendo apelidados de modo jocoso como "a turma do Vae-Vae". Expulsos do Cai-Cai, eles criaram o "Bloco dos Esfarrapados" e, paralelamente, o Cordão Carnavalesco e Esportivo Vae-Vae, que foi oficializado em 1930, que posteriormente deu origem a Escola de Samba, que neste ano foi a grande.

Os alunos e programas sociais

Um dos focos mais importantes da instituição são os Projetos Sociais. Eles também objetivam a solidariedade, a qualidade de vida dos moradores das comunidades em que estão inseridos e a formação de um egresso que seja não apenas um profissional competente e experiente, mas um cidadão atuante e um indivíduo solidário.

Escola da Família - Todos os finais de semana, as escolas da Rede Estadual de Ensino abrem suas portas às comunidades e, com o trabalho voluntário dos estudantes, oferecem atividades voltadas às áreas esportivas, culturais, educacionais, de saúde e de qualificação para o trabalho, transformando-as em centros de convivência. Em contrapartida, o aluno participante estuda com bolsa de 100%, sendo 50% custeada pela Faculdade e 50% pelo Governo do Estado.

ProUni - O Programa Universidade para Todos tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.

Novo FIES - O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação. Para se candidatar ao FIES, os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa. O FIES é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes, são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo.