Guarulhos: Berço de Rebeca Andrade e da UNIESP!

Data: 02/08/2021 | 0 Comentário

As Olimpíadas de Tóquio tem dominado o coração e o tempo dos brasileiros nas últimas semanas. A competição, que precisou ser adiada para este ano por conta da pandemia da covid-19, encanta e entretém a todos desde sua linda abertura em 23 de julho de 2021.

O Brasil já soma 10 medalhas na competição, incluindo um ouro e uma prata, conquistadas por uma guarulhense de primeira: Rebeca Andrade da ginástica artística.

Nascida e criada em Guarulhos, Rebeca treinou no Ginásio Bonifácio Cardoso, desde os 4 anos de idade.Conhecida por seu talento e carisma, a jovem coleciona conquistas em campeonatos mundiais. Em 2012, com apenas 13 anos de idade, ela foi campeã do Troféu Brasil de Ginástica Artística, superando ginastas de renome no cenário nacional, como Jade Barbosa e Daniele Hypólito.

Desde o início das Olimpíadas de 2020, Rebeca fez história ao conquistar uma inédita primeira medalha da ginástica feminina em Olimpíadas na disputa individual geral, ficando com a medalha de prata. Mas foi no último domingo, 01 de agosto de 2021, que ela emocionou milhares de brasileiros ao receber o ouro na disputa do salto, orgulhando também a seus conterrâneos de Guarulhos. Ao voltar de Tóquio, Rebeca vai para sua atual casa, no Rio de Janeiro, mas suas origens sabemos que ela jamais vai esquecer.

A cidade de Guarulhos, conhecida por ser a 2ª mais populosa do Estado de São Paulo, é imponente e forma atletas há muito tempo. De lá, saíram gigantes como Alexsandro Melo, do salto triplo e em distância, e Thiago Moura do salto em altura, ambos também participantes desta edição das Olimpíadas.

Com 460 anos de existência, Guarulhos nasceu com o nome de Aldeamento de Nossa Senhora da Conceição dos Guarus e foi fundada pelos índios guarus para defender São Paulo contra o ataque dos índios tamoios às margens do Rio Tietê.

A cidade é berço também da UNIESP.

A FAG – Faculdade de Guarulhos, foi criada em 30 de julho de 2002, instalada solenemente em 08 de março de 2003. Situada no bairro da Vila Augusta, a extensão da faculdade é de 7600 m², nas quais as edificações perfazem 3500 m² de área construída. A estrutura conta com 40 salas de aulas, Biblioteca, 02 Laboratórios de Informática, Laboratórios, Cantina. Hoje, a Faculdade de Guarulhos possui dois renomados cursos de graduação presencial: Enfermagem e Odontologia, além de ser polo EAD de diversos outros cursos de graduação.

Não dá pra negar que diversos dos egressos da FAG possuem ótimas qualificações profissionais, além de boas colocações no mercado de trabalho. Isso porque os professores são mestres e doutores e o ensino é altamente atualizado com o que o mercado de trabalho precisa, direcionando, assim, os alunos direto para uma vaga após a formação.

O fato é que, hoje,  Guarulhos pode dizer que exporta gigantes em diversas áreas. Seja com Rebeca e seu ouro Olímpico, ou diversos outros alunos da UNIESP que garantem vitórias e orgulho para os guarulhenses em todo o país. Além disso, a cidade onde Rebeca mora hoje, no Rio de Janeiro, também é marcada pela UNIESP com duas unidades: uma no Centro do Rio e outra, em Campo Grande,   fazendo história por lá com cursos aprovados por alunos e professores. Mas isso é história para outro dia.

A UNIESP, assim como a FAG, agradecem à Rebeca por seu esforço e conquista. Estamos orgulhosos dessa grande atleta que trouxe o ouro para nosso país!