CURSOS




Enfermagem

Graduação: Bacharelado






Presencial







Profa. Ms. Nadir Barbosa Silva ()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação
 
Enfermagem é a ciência que se dedica a promover, manter e restabelecer a saúde do indivíduo. O enfermeiro deve atuar na proteção ao indivíduo, na manutenção de bom estado físico e mental, na sua recuperação e na prevenção de doenças.
 
Mercado de Trabalho
 
No momento, algumas das áreas mais aquecidas são a Oncologia, a Dermatologia e a Geriatria. Mais recentemente, outra opção é o chamado "Home Care", ou seja, o atendimento em residências particulares. Isso se dá por meio dos Planos de Saúde e também de forma autônoma. Além do trabalho em hospitais públicos e privados, ultimamente há um vasto campo nas unidades de resgate e primeiros-socorros, comuns em grandes e médias cidades.
 
Principais Disciplinas Teóricas e Práticas
 
Como as novas diretrizes do MEC estabeleceram que as disciplinas devem priorizar o atendimento primário, ou seja, o trabalho em ambulatórios, prontos-socorros e postos de saúde, as matérias quase que se restringem às Ciências Biológicas, como Anatomia, Microbiologia, Citologia (estudo das células), Histologia (estudo dos tecidos biológicos) e Parasitologia. Também há matérias sobre Administração e de Fundamentos de Psicologia e Sociologia. Já no segundo ano, o aluno começa a atender a pacientes e a cuidar de enfermarias.
 
Estágio Supervisionado
 
O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da FAPESP, realizamos treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

Perfil profissional

Trata-se de um profissional de saúde generalista, reflexivo, crítico e criativo, comprometido com necessidades de saúde da população, com a responsabilidade de cuidar do ser humano, em sua integralidade e em todo o ciclo vital, bem como nos níveis de atenção à saúde básica. Deve contribuir de forma ativa e comprometida no desenvolvimento da profissão e no exercício da cidadania. Possuir competência técnico-científica e política no desenvolvimento da prática e na qualidade voltada para a acessibilidade, confiabilidade, resolubilidade do sistema de saúde brasileiro.

O mercado de trabalho é cada vez mais amplo e sempre surge novas perspectivas de atuação. Sendo: área hospitalar e suas especialidades (pediatria, nefrologia, cardiovascular, UTI, centro cirúrgico, emergência, ortopedia e outros); área da saúde coletiva (UBS; USF, Secretário de Saúde, Gestor em Saúde e outros); outras áreas (campo de futebol, SPA, casa de repouso, estética, ensino fundamental I, Creches, velórios, Home Care, Marinha, Exército, Aeronáutica, ONGS, aeroportos, entre outras); área de ensino (Ensino Médio: técnicos de enfermagem; Ensino Superior: curso de graduação e pós-graduação Lato Sensu (Especializações) e Stritu Sensu ( mestrado e doutorado) e área de pesquisa ( pesquisas científicas experimental e não experimental).

O curso na Faculdade de Guarulhos

A Faculdade de Guarulhos pretende formar profissionais que possam atender às reais necessidades de saúde da população, no que diz respeito às competências de enfermagem.

O enfermeiro está apto a prescrever, levando-se sempre em conta os critérios de cada instituições que elaboram protocolos específicos com medicações padronizadas pelos médicos:

1. Capacitar o enfermeiro, a atuar na assistência individual e coletiva, com base em uma sistemática de assistência de enfermagem, com competência técnica e ética;

2. Habilitar o enfermeiro para o desenvolvimento de práticas educativas em saúde e atuar na formação de recursos humanos em serviço;

3. Desenvolver no aluno a capacidade de incorporar conhecimentos científicos a sua prática profissional e desenvolver atividades de pesquisa para o aprimoramento da profissão;

4. Capacitar o enfermeiro à prática administrativa de enfermagem e organização de serviços de saúde.

5. Atualizar-se através da busca por conhecimento, assim como participar de grupos de pesquisa e produzir conhecimentos para o desenvolvimento da prática profissional;

6. Conhecer e interpretar os perfis epidemiológicos das populações, com vistas ao planejamento em saúde, entre outros.

Disciplinas

Dentre as matérias que você estudará nesses 10 semestres, citamos: Aspectos Fundamentais da Assistência de Enfermagem; Bases de Saúde Coletiva; Noções Básicas de Metodologia Científica; Filosofia Aplicada a Enfermagem; Psicologia Aplicada a Saúde; Embriologia; Relacionamento Interpessoal e ; Semiologia; Aspectos Fundamentais da Assistência de Enfermagem; Patologia Humana; Imunologia; Bases de Saúde Coletiva; Enfermagem e Sustentabilidade no contexto dos Serviços de Saúde e Educação, prevenção e promoção da Saúde da Criança, entre outros. 

Informações Gerais


Documento Download

Corpo Docente


Nome