CURSOS




Ciências Contábeis

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3173 Horas

Profa. Ms. Delma Gonçalves ()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação
 
É a área que cuida das finanças de uma empresa, por meio do registro e do controle das despesas e dos lucros. O contador planeja, coordena e controla os registros negociais (compras, vendas, investimentos e aplicações) da empresa, permitindo que se tenha uma visão precisa do patrimônio.
 
Mercado de Trabalho
 
As principais fontes de trabalho se encontram nas regiões Sul e Sudeste, onde micros e pequenas empresas necessitam deste tipo de profissional com frequência cada vez maior. Por isso, a carreira de contabilista está em franca ascensão. O setor público é outro que está bastante aquecido nesta área.
 
Principais Disciplinas Teóricas e Práticas
 
Sociologia, Português, Economia e Administração são algumas das disciplinas inerentes ao primeiro ano do curso. Em seguida vêm as matérias técnicas e gerenciais, como Teoria da Contabilidade, Planejamento e Contabilidade Financeira. Há também aulas de Direito, Planejamento Tributário e Legislação Comercial. Auditoria e Prática são disciplinas ministradas apenas a partir do terceiro ano.
 
Estágio Supervisionado
 
O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da Faculdade de Guarulhos, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

Perfil Profissional

O Contador cada vez mais é chamado a participar de decisões estratégicas de uma organização, seja ela com ou sem fins lucrativos. Conhecimentos aprofundados de Contabilidade Financeira, Gestão Tributária e Contabilidade Gerencial fazem a diferença do curso.

É muito vasto o campo de trabalho do profissional de Contabilidade. O contador é responsável pelo controle do patrimônio e suas variações. Todas as pessoas jurídicas e pessoas físicas podem contar com seu trabalho, havendo situações nas quais as organizações precisam por força da lei. Seu campo de atuação abrange tanto o serviço público como empresas privadas do setor industrial, comercial ou de serviços, o terceiro setor e organizações não governamentais, atividades de consultoria e assessoria, além de instituições de ensino.

O curso na Faculdade de Guarulhos

O curso de Ciências Contábeis enfatiza a formação profissional, ética, social e científica dos seus alunos, proporcionando uma visão global da atividade administrativa, capacitando-os para atuação no vasto campo da Contabilidade nas empresas privadas e entidades públicas. O Curso caracteriza-se pela formação de profissionais competentes, éticos e capacitados para o gerenciamento das atividades administrativas da empresa em interação com o mercado e a sociedade.

Disciplinas

Ao longo dos quatro anos de curso, os alunos irão estudar diversas disciplinas, dentre elas: Contabilidade e Gestão Estratégica de Custos; Organização, Sistemas e Métodos; Estatística e Probabilidade; Ética e Responsabilidade Social; Psicologia Organizacional; Matemática Financeira; Contabilidade I; Economia; Matemática; Teoria Geral da Administração I; Sistemas de Informação Gerencial; Administração Financeira e Orçamentária I; Gestão Estratégica de Marketing; Legislação Tributária e Fiscal e Legislação Trabalhista e Previdenciária, entre outros.

Informações Gerais


Documento Download
PPC - Projeto Pedagógico de Curso

Corpo Docente


-
-
-
-
-
Nome
Prof. Dr. João Alberto Campato Junior
Prof. Dr. Marcio Magalhães Fontoura
Profa. Ms. Delma Gonçalves
Profa. Ms. Flávia Petra Melaro Benatti
Profa. Ms. Roseli de Lourdes Gomes