CURSOS




Ciências Contábeis

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


3000 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Mercado de Trabalho

O Bacharel em Ciências Contábeis da Faculdade do Guarujá poderá atuar na gestão de organizações públicas e privadas, permitindo excelente desempenho nas áreas de atuação do contador. Seu campo de atuação abrange tanto o serviço público como empresas privadas do setor industrial, comercial ou de serviços, o terceiro setor e organizações não governamentais, atividades de consultoria e assessoria, além de instituições de ensino, podendo efetuar:

Auditoria interna e externa / Análise de Custo de Formação de Preço de Venda / Análise das Demonstrações Financeiras / Avaliação Econômica e Financeira de Empresas / Consultoria e Planejamento Contábil e Tributário / Contabilidade de Empresas Comerciais, Industriais, de Serviços ou de Órgãos Governamentais / Controladoria / Perícia Contábil Judicial e Extrajudicial.

Objetivos

Pretende-se encarar o problema do ponto de vista da realidade existencial concreta de nossa população. O homem deverá saber tirar proveito das possibilidades da situação, a fim de nada destruir, mas que tenha competências e habilidades para usar e ampliar o que o meio ambiente lhe oferece.
Dessa forma, o curso marca sua presença pela qualidade de ensino das Ciências Contábeis e não mais um curso de Contabilidade, pura e simplesmente.
O que se pretende é imprimir ações que conduzam à modernidade, visando uma formação especial, possibilitando a atuação dos alunos nos diversos campos da vida social e produtiva.
Para tanto, o curso viabiliza minimamente:
 
- A aquisição dos princípios teóricos metodológicos que estão na base da Ciência Contábil e da tecnologia contemporânea;
- O domínio de formas tecnológicas que permitam o exercício da função contábil;
- O domínio dos códigos das formas correntes de comunicação;
- A apropriação de conteúdos que permitam a compreensão das relações sociais;
 
Portaria de autorização - MEC 404 de 22 de julho de 2014

Informações:

Estágio Supervisionado Curricular

O Estágio Supervisionado constitui-se em um trabalho, cujas atividades práticas são exercidas mediante fundamentação teórica prévia ou simultaneamente adquirida. Tem como finalidade integrar o processo de ensino, pesquisa, aprendizagem; propiciar aos alunos experiências no mercado de trabalho; gerar trabalhos técnicos que produzam fontes de pesquisa relevante para os parceiros; aluno e organizações, devendo ser realizado em instituições legalmente constituídas que tenham condição de celebrar convênios de estágio, acordos de cooperação e protocolos de intenções com a IES.

O Estágio Supervisionado é parte integrante da matriz curricular, sendo obrigatório seu cumprimento com 300 horas totais. Ao final do estágio o aluno deverá apresentar um relatório completo das atividades desenvolvidas descrevendo o aproveitamento e aplicabilidade do mesmo.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares Curriculares (ACC) constituem-se em pré-requisito para obtenção do diploma de graduação dos cursos da UNIESP - Faculdade do Guarujá- tendo sua carga horária determinada pelas diretrizes curriculares do MEC em 200 horas serão convalidadas mediante apresentação de certificação e relatórios das respectivas atividades, podendo efetivar-se por:

Atuação Voluntária: Participação em eventos sociais e/ou comunitários que estejam ligados a sua formação profissional ou que contenham relação com temas desenvolvidos em sala de aula, apresentando documentação comprobatória e relatório das atividades desenvolvidas.

Cursos Específicos: Cursos Específicos, desenvolvidos no período letivo, com apresentação da certificação, acompanhado de relato de conhecimento adquirido.

Cursos de Extensão: Cursos de Extensão, desenvolvidos no período letivo, com apresentação da certificação, acompanhado de relato de conhecimento adquirido.

Visitas Técnicas: Visita monitorada a empresas, devendo ser apresentada com relatório específico da visita e a convalidação do professor.

Atividades Teóricas / Prática: Atividades desenvolvidas com orientação do professor objetivando o aprendizado.

Atividades Culturais:

- Leitura complementar de textos ligados a sua formação profissional ou que contenham relação com temas desenvolvidos em sala de aula, com apresentação de resenha ou fichamento;
- Participação em debates, palestras, cursos, seminários ligados a sua formação profissional ou que contenham relação com temas desenvolvidos em sala de aula, com apresentação de certificação e relatório correspondente;
- Participação em sessões de cinema ou sessões de teatro com assuntos ligados a sua formação profissional ou que contenham relação com temas desenvolvidos em sala de aula, apresentando comprovação e resenha do assunto.

Cada um dos grupos especificados acima, terá sua convalidação no total máximo de 50 horas.

Infraestrutura do Curso

Escritório Modelo

Em funcionamento desde março de 2010, o Escritório Modelo tem por objetivo preparar o alunato para atuar no mercado de trabalho, prestando serviços de consultoria à pequenas e microempresas, principalmente para empresas sem fins econômicos, dando suporte técnico administrativo e contábil.

Laboratório Contábil

O curso conta com laboratório específico, para desenvolvimento das aulas prática, onde utiliza-se o software da Folhamatic para melhor adaptação dos alunos ao mercado de trabalho.
 
Horário de atendimento da Coordenação:

- Segunda-feira: 20h20 às 22h;
- Terça-feira: 08h às 12h;
- Quinta-feira: 08h às 12h;
- Sexta-feira: 18h às 20h20.

Informações Gerais


Documento Download
Escritório Modelo
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
REGULAMENTO GERAL DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Corpo Docente


Nome Email Currículo