Alunos da Faculdade Luiz Eduardo Magalhães Realizam Visita Técnica ao Cartório Eleitoral

Data: 11/09/2024 | 0 Comentário

No dia 10 de setembro, os alunos da Faculdade Luiz Eduardo Magalhães (FILEM) participaram de uma visita técnica ao Cartório Eleitoral, organizada pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da instituição. O grupo foi acompanhado pelo coordenador do curso de Direito e do NPJ, Professor Fábio Piccoli, que reforçou a relevância de experiências práticas para a formação dos futuros profissionais da área jurídica.

Durante a visita, os estudantes assistiram a uma palestra sobre o papel fundamental do Cartório Eleitoral no processo democrático, incluindo o funcionamento das eleições no Brasil. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma eleição simulada, que permitiu entender de perto como é o processo de votação e a segurança das urnas eletrônicas.

Essas visitas técnicas são essenciais para aproximar os alunos da prática jurídica, permitindo que eles compreendam melhor a dinâmica dos órgãos públicos e o funcionamento de sistemas que garantem a integridade de processos como as eleições. O Cartório Eleitoral, em particular, desempenha um papel crucial na manutenção da democracia, assegurando que o direito ao voto seja exercido de forma transparente e segura.

O NPJ da FILEM segue promovendo atividades que integram teoria e prática, contribuindo para a formação de profissionais capacitados e comprometidos com a justiça e a cidadania.