NPJ da FILEM Realiza Cine Jurídico com Exibição do Documentário 8/1 A Democracia Resiste

Data: 11/09/2024 | 0 Comentário

No dia 9 de setembro, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade Luiz Eduardo Magalhães (FILEM) promoveu mais uma edição do Cine Jurídico, um evento em que são exibidos filmes ou documentários seguidos de debates sobre os aspectos técnicos e práticos abordados nas obras. Desta vez, o documentário escolhido foi "8/1 A Democracia Resiste", que retrata os atos antidemocráticos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, e os desdobramentos legais que seguiram o evento.

Após a exibição do documentário, os alunos participaram de um debate enriquecedor, focado nas legalidades e ilegalidades dos atos cometidos durante o episódio, além de uma análise crítica sobre as medidas judiciais adotadas em resposta. O encontro proporcionou uma reflexão aprofundada sobre o Estado Democrático de Direito e o papel do Judiciário na defesa da democracia.

O Cine Jurídico é uma importante ferramenta educacional para os acadêmicos de Direito, pois permite que eles ampliem sua compreensão sobre temas jurídicos atuais, relacionando-os com a prática profissional. Ao promover debates que estimulam o pensamento crítico e a análise técnica, o evento contribui de forma significativa para a formação de juristas comprometidos com a justiça e a preservação dos direitos democráticos.

A FILEM, por meio do NPJ, continua investindo em atividades que proporcionam experiências práticas e reflexões relevantes para a carreira jurídica de seus estudantes.